quinta-feira, 7 de setembro de 2023

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

 Meditação Diária

7 de setembro

INDEPENDÊNCIA OU MORTE

O Espírito do Senhor Deus está sobre Mim, porque o Senhor Me ungiu para [...] proclamar libertação aos cativos. Isaías 61:1

Há dois séculos havia intensa agitação em nossa terra. As diversas autoridades portuguesas eram olhadas com desconfiança e muito criticadas. Nessa atmosfera de intranquilidade, alguns patriotas desejosos da independência do país começaram a se reunir para tratar do assunto. Surgiram novos jornais, associações e clubes que tinham como objetivo defender a causa da independência.

A Assembleia de Portugal desejava que Dom Pedro retornasse. Contudo, os brasileiros prepararam um documento com 8 mil assinaturas pedindo a ele que permanecesse em nossa terra. Ele decidiu ficar. Aquele dia, 9 de janeiro de 1822, ficou conhecido como o “Dia do Fico”. Em agosto do mesmo ano, surgiu um documento conhecido como “Manifesto do Povo Mineiro aos Brasileiros”, que recomendava união e independência.

Dias depois, vieram ordens e anúncios de Portugal: aqueles que persuadiram Dom Pedro a permanecer no Brasil estavam sendo processados. Dom Pedro devia retornar para Portugal, e um novo ministério havia sido nomeado. Na ocasião, Dom Pedro estava próximo à capital de São Paulo, quando foi alcançado pelo correio que lhe entregou esses documentos. Ao ler, tomado de emoção e erguendo sua espada, bradou: “Independência ou morte!” Eram 16h30 de 7 de setembro de 1822. Com isso, os brasileiros ficaram livres do governo português, mas dependentes de um novo governo, tendo Dom Pedro como imperador.

Nas disputas terrenas, a independência de um poder leva à dependência de outro. De certa forma, isso ilustra uma verdade espiritual. Todos estávamos dominados pelo governo de Satanás. Não tínhamos sabedoria nem força para escapar, mas Jesus proclamou libertação aos cativos. Essa libertação não foi efetivada apenas por um brado momentâneo. Por meio de Sua encarnação, Seu viver perfeito, Sua morte vicária, Sua ressurreição e mediação e o envio de Seu Espírito, Cristo nos libertou do domínio do pecado e de Satanás (Rm 6:14). Agora, podemos viver sob um novo governo, o de Cristo (Rm 6:18, 22). Precisamos escolher entre independência do mal ou morte eterna. Escolha, hoje, submeter-se à vontade e ao governo de Cristo.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/independencia-ou-morte/
https://youtu.be/z8Us64uqeCI

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...