quinta-feira, 7 de setembro de 2023

Salmos 124 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 124
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 124 – Nas palavras deste Salmo inspirado, encontramos expressões de gratidão e confiança em Deus, reconhecendo Sua ajuda e proteção em momentos de grande perigo e ameaçadoras dificuldades.

O Salmo 124 ressoa através do tempo como testemunho tocante da dependência humana de Deus em tempos de adversidades extremas. Ele ecoa situações em que Israel viu-se cercado por inimigos em números avassaladores e com recursos superiores. Quando a esperança parecia fugir e a necessidade apertava, os filhos de Deus olhavam para o Céu em busca de auxílio. Suas palavras capturam a essência desse momento de angústia e a subsequente libertação operada por Deus.

A narrativa inicia com uma imagem de cerco e escassez. Inimigos avançavam implacavelmente, e os recursos humanos esgotavam-se. Alimentos escasseavam; feridas não podiam ser tratadas – submergindo na crise, cada pessoa via-se obrigada a improvisar para sobreviver (Salmo 124:1-5).

• Em ocasiões assim, a sensação de impotência é avassaladora, não há meio algum nem mesmo para pedir socorro. Ainda é possível piorar; como no caso específico do Salmo, Israel era ameaçado de ser empurrado para o mar, aumentando o desespero nas perspectivas sombrias que enfrentavam.

Neste cenário de desespero, surge uma mensagem de fé inabalável e gratidão profunda. Há um reconhecimento de que a libertação não veio das mãos humanas, mas do Senhor Deus. No Salmo, os adoradores atribuem toda a glória a Deus pelo livramento misterioso e maravilhoso que experimentaram (Salmo 124:5-8).

• Fica a lição: Nos momentos mais sombrios, a fé e a confiança em Deus devem ser a nossa força e refúgio – nossa real esperança e segurança!

Além disso, é possível enxergar uma mensagem universal no Salmo 124 que transcende ao tempo e à história de Israel. Os milagres de Deus não são exclusivos de uma nação; eles pertencem a todos aqueles que confiam nEle. Os cristãos, em particular, podem muito bem identificar-se com este Salmo. Houve momentos na história cristã que os fieis sentiram que, se não fosse o Senhor ao seu lado, teriam sido submergidos pelas forças maquiavélicas do mundo e do Diabo.

• Nós, cristãos, temos nossas próprias experiências de livramento divino.

Pertencendo à seção sapiencial, o Salmo 124 mostra que “quem tem inteligência espiritual dá toda glória ao Senhor pelo livramento misterioso e maravilhoso”, declara William MacDonald. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...