domingo, 3 de setembro de 2023

O JULGAMENTO

 Meditação Diária

3 de setembro

O JULGAMENTO

Todos temos de comparecer diante do tribunal de Deus. Romanos 14:10


Em Sua Palavra, Deus repetidamente nos fala sobre o julgamento. Examinando todas as informações apresentadas pelos profetas, apóstolos e pelo próprio Cristo, sabemos que o julgamento tem quatro fases. Duas são investigativas, e duas executivas. Duas dizem respeito aos justos, e duas se referem aos ímpios.

A primeira fase é o juízo investigativo do povo de Deus. Nessa etapa, são investigados apenas aqueles que têm o nome escrito no livro da vida, aqueles que aceitaram a salvação oferecida por Deus. Pedro escreveu: “Chegou o tempo de começar o juízo pela casa de Deus” (1Pe 4:17). Essa fase ocorre antes do retorno de Cristo, enquanto o evangelho continua a ser pregado. Quando for julgado o último nome, todos terão sido evangelizados. Será fechada a porta da graça, e Cristo virá a este mundo para realizar a próxima fase do julgamento, o juízo executivo dos salvos.

Todos aqueles que receberam a Cristo e permaneceram confiantes Nele foram inocentados. Então receberão tudo que Deus planejou para eles. Jesus lhes dirá: “Venham, benditos de Meu Pai! Venham herdar o Reino” (Mt 25:34). Discorrendo a esse respeito, o apóstolo Paulo nos lembra: “Se somos filhos, somos também herdeiros; herdeiros de Deus e coerdeiros com Cristo” (Rm 8:17).

Na mesma ocasião, começará o milênio e também a terceira fase, o juízo investigativo dos ímpios. Os salvos, juntamente com Cristo, julgarão os ímpios (1Co 6:2, 3; Ap 20:4). Eles não decidirão quem será salvo e quem se perderá. Isso já foi decidido pelos próprios ímpios quando rejeitaram a graça de Deus. “O que não crê já está condenado, porque não crê no nome do unigênito Filho de Deus” (Jo 3:18). Os justos conhecerão as razões pelas quais determinadas pessoas com quem eles haviam convivido se perderam e testemunharão que a sentença divina foi plenamente justa.

Finalmente, a quarta fase, o juízo executivo dos ímpios, ocorrerá quando os mil anos terminarem. Satanás e todos que o serviram serão lançados no lago de fogo (Ap 20:10, 15). “Nós, porém, segundo a promessa de Deus, esperamos novos céus e nova Terra, nos quais habita a justiça” (2Pe 3:13). 

https://youtube.com/watch?v=yRueEdBUEX8&si=RYaUWkh2RXeD2uzi

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...