domingo, 3 de setembro de 2023

Salmos 120 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 120
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 120 – Este é o primeiro Salmo da série conhecida como “Cântico dos degraus” ou “Cântico das subidas”, os quais eram cantados pelos peregrinos que subiam a Jerusalém para celebrar festas religiosas.

Estas canções eram entoadas pelos judeus “enquanto subiam a Jerusalém (c.800 m de altitude) em três ocasiões anuais determinadas. Essas ocasiões incluíam: 1) Festa dos Pães Asmos; 2) a Festa das Semanas/da Páscoa/da Colheita; e 3) a Festa da Sega/dos Tabernáculos/das Tendas... Parece que essas canções começavam a ser entoadas desde longe (cf. Meseque e Quebar, no Sl 120:5) e avançavam rumo a Jerusalém até que os peregrinos de fato alcançassem o templo e terminassem a adoração (cf. Sl 134:1-2)” (John MacArthur).

Os sete versículos do Salmo 120 refletem sobre questões de paz, calúnia e oração por proteção contra a língua mentirosa, falsa, enganadora.

O adorador que clama ao Senhor revela angústia diante da falsidade, do engano e da calúnia. Acusações afetam aos piedosos servos de Deus, afligem-lhe a alma, ainda que seja um líder espiritual, ou um consagrado compositor – como o escritor do salmo em questão.

Calúnias, falsidades e palavras enganadoras não são consideradas prejudiciais à pessoa, mas também afeta a comunidade de crentes e o relacionamento das pessoas com Deus. Tais pessoas não são instrumentos de Deus para restaurar, elas visam à destruição, pretendem arruinar a paz, a alegria e até a salvação dos servos de Deus.

A longa distância de Jerusalém é ilustrada pela saída de Meseque e Quedar; a qual é diminuída pelo caminhar do adorador. Pessoas feridas pelas palavras ferinas devem saber que há segurança na presença de Deus. Precisamos valorizar nossa presença na congregação dos fieis. Isso não é apenas um oásis das desgraças de vida arruinada pelo pecado, é restaurador.

Desde o passado longínquo, até os dias atuais, o Salmo 120 continua sendo uma poderosa fonte de inspiração e reflexão a muitas pessoas aflitas ao redor do mundo, independentemente de suas tradições religiosas. Sua mensagem sobre a importância da verdade, da proteção provida por Deus, e da busca por intimidade com Deus em tempos de adversidades, ressoa através das várias gerações.

A vida é dolorosa, mas em Deus temos um bálsamo refrescante que capacita-nos a enfrentá-la com fé, esperança e confiança! Portanto, reavivemo-nos em Deus! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...