segunda-feira, 4 de setembro de 2023

Salmos 121 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 121
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 121 – Esse tão conhecido Salmo precisa ser mais explorado. Sua mensagem não é superficial, é profunda e deve tocar o íntimo da alma de cada um de nós.

“Esse Salmo transmite uma forte mensagem de segurança em quatro estágios de que Deus é socorro e proteção para guardar do mal a nação de Israel e todo aquele que nEle crê”

1. Deus como ajudador (121:1-2).
2. Deus como guardador (121:3-4).
3. Deus como protetor (121:5-6).
4. Deus como preservador (121:7-8).

“O salmista não busca por socorro na criação, mas no Criador... O Deus vivo é totalmente diferente dos deuses/ídolos mortos” (John MacArthur).

Nas entrelinhas dos versículos do Salmo 121, nos deparamos com uma mensagem profunda e esclarecedora: Somos frágeis e temos a necessidade intrínseca de um poder sobrenatural.

Precisamos de um poder superior ao poder da natureza, de uma segurança maior que a oferecida pelas imponentes montanhas. Podemos olhar para os montes, para os recursos deste mundo, buscando ajuda e segurança, pois realmente precisamos; porém, apesar de toda a grandiosidade da criação e de tantos recursos naturais, nossa verdadeira fonte de socorro está no Criador da natureza. Em algum momento da vida, fica evidente que nenhum recurso humano, nenhum poder mundano/terreno, pode fornecer-nos a paz duradoura que tanto anelamos em nosso íntimo.

Inseridos numa complexa sociedade repleta de incertezas e inúmeras adversidades, nossa própria força é insignificante e insuficiente para mantermo-nos firmes. Nem mesmo policiais e guardas bem treinados resolvem absolutamente nossas inquietações. Por isso, o salmista lembra-nos de que nosso guardião celestial é inabalável, vigilante e constante. Ele é nosso refúgio seguro diante da alta periculosidade em que nos encontramos. O Salmo 127:1 sustenta esta ideia:

“Se o Senhor não protege a cidade, de nada adianta guardá-la com sentinelas”.

O Salmo 121:5 afirma: “O Senhor é seu protetor! O Senhor está ao Seu lado, como sombra que o abriga”. Nesta linha, o Salmo 91 inicia dizendo: “Aquele que habita no abrigo do Altíssimo encontrará descanso à sombra do Todo-poderoso. Isto eu declaro a respeito do Senhor: Ele é meu refúgio, meu lugar seguro, Ele é meu Deus e nEle confio”.

Deus não dorme, nem cochila; Ele Se importa conosco. Ele nos guarda em tudo o que fazemos, agora e para sempre! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...