sábado, 3 de junho de 2023

ESCOLHA A VIDA!

 Meditação Diária

03 de junho

ESCOLHA A VIDA!

Hoje tomo o céu e a terra por testemunhas contra vocês, que lhes propus a vida e a morte, a bênção e a maldição; escolham, pois, a vida, para que vivam, vocês e os seus descendentes. Deuteronômio 30:19

Deus criou os animais com algum grau de inteligência e emoção. Eles podem aprender algumas coisas e sentir alegria, tristeza e dor, mas não possuem uma percepção moral desenvolvida como nós humanos. Eles agem por instinto. Por isso, há machos que acasalam com muitas fêmeas e não têm qualquer compromisso com nenhuma delas. Alguns roubam seu alimento. Outros matam e devoram suas vítimas. Em todas essas ações, não há pecado pessoal ou transgressão voluntária de algum mandamento. Não há culpa, nem condenação, porque não são seres morais.

Diferentemente deles, o ser humano foi criado à imagem de Deus, tendo discernimento moral e espiritual. Nossas capacidades espirituais nos possibilitam manter um relacionamento com Deus, enquanto nosso discernimento moral nos ajuda na tomada de decisões. Temos livre-arbítrio e somos responsáveis por nossas escolhas.

Com frequência, a Bíblia nos apresenta dois caminhos: o do bem e o do mal (Dt 30:15-20; Mt 7:13, 14). Adão e Eva, os pais da humanidade, foram criados perfeitos e iniciaram sua jornada no caminho do bem. Nós, quando nascemos, não tivemos a liberdade de escolher qual caminho queríamos trilhar. Nem nossos pais puderam escolher por nós. A escolha foi feita pelo primeiro homem, Adão, e ele escolheu sair do caminho do bem e andar na estrada do mal. Assim, todos nós, descendentes dele, nascemos no caminho que conduz à morte.

Contudo, ao trilhar esse caminho, nós nos deparamos com encruzilhadas e placas que indicam outro caminho, o da vida. Nesses momentos podemos escolher: continuar no caminho do mal, aquele no qual nascemos, ou sair dele e seguir o caminho do bem. É verdade, também, que aqueles que escolheram trilhar o caminho do bem encontrarão novas encruzilhadas e novas placas que indicarão a possibilidade de retornar ao caminho da perdição. Nós as chamamos de tentações. Durante toda a nossa vida, usaremos nosso livre-arbítrio e faremos escolhas pelas quais seremos responsáveis. Hoje, você pode escolher o caminho em que andará. Escolha a vida!

https://youtu.be/liBMTMtx-g4

Nenhum comentário:

Dor de coração

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/dor-de-coracao/ Dor de coração O cetro não se ar...