quinta-feira, 1 de maio de 2025

A BÊNÇÃO DO TRABALHO

 Devocional Diário - Descobertas da fé

1 de maio

A BÊNÇÃO DO TRABALHO

O trabalhador é digno do seu salário. 1 Timóteo 5:18


Muitas pessoas interpretam de forma equivocada o texto de Gênesis 3:17 a 19, afirmando que o trabalho foi uma punição para o ser humano. Porém, isso não é verdade. O castigo foi o “suor do rosto”, um fardo que não havia antes. A Bíblia aponta que o próprio Deus tem prazer em trabalhar.

Em Gênesis 1, vemos Deus trabalhando durante a semana da criação. Ao terminar Sua obra, Ele descansou, não por estar cansado, mas Sua pausa representava um momento de satisfação e contemplação.

Combatendo a distorção rabínica do repouso sabático, Jesus disse:

“Meu Pai trabalha até agora, e Eu trabalho também” (Jo 5:17). Portanto, não podemos perder o foco. O trabalho é um dom de Deus (Ec 3:13).

Aqui estão algumas dicas para transformar seu trabalho em uma bênção:

1) Se não gosta do que faz ou tem um chefe ruim, prepare-se para mudar de emprego ou de setor, mas, até lá, faça com responsabilidade o que lhe for pedido. Lembre-se de que o desempenho de uma tarefa é uma forma de honrar ou não o nome de Deus (1Co 10:31).

2) Defina se quer uma profissão ou um emprego. A profissão é a realização de um sonho, e o emprego é uma forma de pagar as contas. Mas, para ter sucesso na profissão, talvez seja necessário começar fazendo bem o que não gosta. Muitos empresários começaram lavando banheiros!

3) Não seja ansioso, confie em Deus. Talvez você até seja como Davi, mas tenha paciência se Saul está no trono. Tudo acontece em seu devido tempo.

4) Use seu trabalho para abençoar pessoas. Mesmo que suas tarefas sejam monótonas, procure ser útil de alguma forma.

5) Ore todos os dias. Prepare-se para o muito e espere pelo pouco. Nunca negocie seu caráter nem perca sua postura ética. Faça a sua parte e deixe o resultado com Deus.

Essas dicas não esgotam todos os conselhos que poderiam ser dados. Elas também não respondem a todos os desafios, mas são sugestões baseadas em princípios cristãos que podem transformar o dia de hoje em motivo de comemoração, e não de lamento. Faça do 1o de maio um Dia de Ação de Graças; agradeça, quem sabe, pelo emprego que ainda não tem e confie no cuidado que vem de Deus.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-bencao-do-trabalho/

Gênesis 15 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - Gênesis 15
Comentário Pr Heber Toth Armí


GÊNESIS 15 – Nesse ponto da história, por três vezes Abrão recebera de Deus a promessa que até agora não se cumprira. Por três vezes Deus havia instigado a esperança do velho Abrão, de um filho com sua esposa estéril (Gênesis 12:2, 7; 13:6); contudo, ainda era apenas promessa.

Muitas vezes quando parece que Deus brinca com sentimentos, na verdade Ele está trabalhando o desenvolvimento espiritual do pecador. Nesse diálogo íntimo entre Deus e Abrão, há indagações, propostas; e, Deus corrige as boas intenções do ansioso: “Levando-o para fora da tenda, disse-lhe: ‘Olhe para o céu e conte as estrelas, se é que pode contá-las’. E prosseguiu: ‘Assim será a sua descendência’. Abrão creu no Senhor, e isso lhe foi creditado como justiça” (Gênesis 15:5-6). Na sequência, ambos entraram em aliança através de rituais culturais da época (Gênesis 15:7-11).

Quando olhamos a imensa criação, entendendo que Deus é maior que o infinito Universo, depositaremos nossa confiança nEle e tranquilizaremos nosso coração. Existe uma ligação dessa confiança, com a justificação pela fé. Quanto mais o pecador conhece a grandeza de Deus, menos confia em si mesmo, passando a confiar mais nEle. “Deus declarou que Abrão era justo não por causa de atos de justiça ou grandes sacrifícios, mas com base em sua fé”, comenta a Bíblia Andrews.

O Deus que faz promessas conhece o futuro e interage na história. Ele revelou o que aconteceria à descendência de Abrão no Egito e indicou as terras dos povos que daria a sua posteridade (Gênesis 15:12-21).

A grande questão é, por que Deus tiraria nações das próprias terras para entregá-las a Israel?

• Deus é Soberano do Universo, e está no controle da cada situação julgando o mal, a fim de fazer com que o bem prevaleça neste mundo tomado pelo maligno. O Egito seria o primeiro a ser julgado; antes, porém, teria portentosas provas para render-se a Deus.
• As nações teriam um tempo de graça, e só deveriam ser destruídas quando estivessem totalmente saturadas de pecado – assim como um saco de batatas podres.

Nossa sociedade já está saturada da imundícia do pecado. Está podre! Se o retorno de Cristo é o próximo “basta” divino frente à multiplicação da iniquidade, deve estar quase no tempo dEle voltar!

Compartilhe essa revelação! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

A BÊNÇÃO DO TRABALHO

  Devocional Diário - Descobertas da fé 1 de maio A BÊNÇÃO DO TRABALHO O trabalhador é digno do seu salário. 1 Timóteo 5:18 Muitas pessoas i...