domingo, 3 de dezembro de 2023

TRÊS ALEGRIAS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

3 de dezembro

TRÊS ALEGRIAS

Também nos gloriamos em Deus por meio do nosso Senhor Jesus Cristo, mediante o qual recebemos, agora, a reconciliação. Romanos 5:11

Temos três bons motivos para nos alegrar. É o que ensina o apóstolo Paulo, em Romanos 5, ao empregar três vezes a expressão “nos gloriamos”. Primeiramente, conforme o verso de hoje, devemos nos alegrar em Deus porque fomos reconciliados com Ele por meio de Cristo. Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança. Eram amigos que estavam em perfeita harmonia. Mas o pecado gerou desconfiança, dúvida e desobediência, e a humanidade se tornou inimiga de Deus. Então, Deus tomou a iniciativa. Por meio de Seu Filho, Ele estendeu as mãos ao pecador para alcançá-lo, persuadi-lo e capacitá-lo a voltar. Portanto, podemos nos alegrar porque, por intermédio de Cristo, fomos reconciliados com Deus. Voltamos a ser amigos Dele.

Também é dito que “nos gloriamos nas próprias tribulações” (v. 3). É fácil entender que uma pessoa se alegre quando seus sonhos se realizam, quando tudo dá certo, quando a vida flui de modo fácil. Mas o texto declara que o cristão deve se alegrar em meio às tribulações. As dificuldades e os obstáculos ajudam a cultivar um caráter paciente e constante e a desenvolver a maturidade cristã. Além disso, eles nos impelem a olhar para o futuro, quando as dores não mais existirão (v. 3, 4).

Porque todos pecamos, todos carecemos da glória divina (Rm 3:23). Mas, por causa do que Cristo realizou, temos a esperança de participar da glória de Deus. Isso deve ser motivo para muita alegria. “Justificados, […] estamos firmes; e nos gloriamos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1, 2). Participar de Sua glória inclui usufruir as bênçãos que Ele preparou para nós e que nos serão concedidas a partir da volta de Jesus. Então ficaremos para sempre livres da dor, do sofrimento e das enfermidades. Teremos um corpo perfeito, saudável e imortal. Viveremos com nossos queridos e estaremos para sempre com o Senhor.

Olhando para o passado, podemos nos alegrar porque Deus nos amou e nos reconciliou por meio de Seu Filho. No presente, podemos ser alegres, mesmo em meio às aflições, porque Deus as usa para nos transformar à Sua imagem. Olhando para o futuro, devemos exultar porque participaremos de Sua glória. 

https://youtu.be/5ngmLfJhnaI

Nenhum comentário:

Os de “baixo” e os de “cima”

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/os-de-baixo-e-os-de-cima/ Os de “baixo” e os de ...