sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

1 de dezembro

TOME A SUA CRUZ E SIGA-ME

Se alguém quer vir após Mim, negue a si mesmo, tome a sua cruz e siga-Me. Mateus 16:24

Fazia uns três anos que Jesus começara Seu ministério. Havia chegado o momento de contar aos discípulos que, como parte do plano da salvação, Ele precisava sofrer e morrer (Mt 16:21, 22). Mas os discípulos não aceitaram essa informação. Pedro retrucou que isso nunca aconteceria. Satanás tentava desviar Jesus de Sua missão, e Pedro estava, mesmo inconscientemente, sendo o portavoz da tentação. Então Jesus o repreendeu e afirmou que a cruz também é parte da experiência de Seus seguidores, não somente Dele. Todo filho de Deus deve ter sua cota de sofrimentos por amor ao evangelho.

No entanto, além das dores e lutas do presente, encontra-se a vinda de Jesus em glória, quando receberemos nossa recompensa. Por isso, o Mestre também declarou que alguns que ali estavam O veriam em Seu reino de glória, antes de morrerem (Mt 16:28). Isso ocorreu poucos dias depois, quando Pedro, Tiago e João presenciaram a transfiguração do Salvador (Mt 17:1, 2). Os três eram os mais próximos de Jesus, e essa experiência os fortaleceria para os embates do futuro: Pedro seria o primeiro a levar o evangelho aos gentios; Tiago, o primeiro discípulo martirizado; e João, o último sobrevivente dos apóstolos, agraciado com uma série de visões especiais sobre o futuro do povo de Deus.

Muitos anos depois, relembrando aquele dia, Pedro escreveu: “Porque não lhes demos a conhecer o poder e a vinda do nosso Senhor Jesus Cristo seguindo fábulas engenhosamente inventadas, mas nós mesmos fomos testemunhas oculares da Sua majestade. Porque Ele recebeu honra e glória da parte de Deus Pai, quando, pela Suprema Glória, Lhe foi enviada a seguinte voz: ‘Este é o Meu Filho amado, em quem Me agrado.’ Ora, nós ouvimos esta voz vinda do Céu quando estávamos com Ele no monte santo” (2Pe 1:16-18).

Cada um de nós deve tomar a própria cruz, assim como Jesus. Todos nós temos que passar por lutas e provações. Precisamos ter uma vida de oração, reconhecendo nossa necessidade e buscando o poder de Deus. Ele nos ama, Ele nos ouve e está pronto a nos dar as experiências que são necessárias para nos animar e fortalecer a fé. Tome sua cruz e siga a Jesus. Ele estará com você para carregá-la. 

Nenhum comentário:

Ganhadores de vidas

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 26 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/ganhadores-de-vidas/ Ganhadores de vidas O fruto...