sexta-feira, 1 de dezembro de 2023

Isaías 8 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Isaías 8
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ISAÍAS 8 – A Bíblia do Discípulo esboça os primeiros capítulos de Isaías em dois pontos:

a. Mensagens sobre Jerusalém e Judá (Isaías 1:1-5:30).
b. O livro de Emanuel (Isaías 6:1-12:6).

Deste modo, Isaías 8 continua desenvolvendo o tema do capítulo anterior. “Isaías casou-se com a virgem, e os documentos legais foram devidamente atestados e selados. Até anunciou que seu primeiro filho seria um menino chamado Maer-Salal-Hás-Baz, que significa ‘Rápido-Despojo-Presa-Segura’. Tendo em vista que os filhos de Isaías eram sinais para o povo (Is. 8:18), esse nome era significativo. Referia-se ao julgamento futuro, quando a Assíria conquistaria a Síria e invadiria Israel e Judá, e quando a Babilônia levaria Judá para o cativeiro. Uma criança começa a formar frases com sentido perto dos dois anos de idade. Em 732 a.C., dois anos depois que nasceu o filho de Isaías, tanto Peca quanto Rezim morreram (Is 7:1), a Assíria conquistou a Síria e começou a invadir Israel (2 Rs 15:29), e seu exército ‘segurou sua presa e foi rápido no despojo’”, observa Warren Wiersbe.

• Deus usa diversas estratégias didáticas para alcançar os pecadores em meio às trevas do mal e da incredulidade (Isaías 8:1-10).
• Apesar disso, os pecadores quando tomados pelo desespero, procuram auxílio, solução e esperança em fontes questionáveis, impróprias. Mesmo diante a rejeição de Sua Palavra, Deus intenta alertar os rebeldes do perigo e oferece-os a oportunidade de arrepender-se (Isaías 8:11-19).
• A mensagem é universal: A Palavra de Deus é a luz segura em meio à escuridão da imoralidade (Isaías 8:20-22).

“Em seus momentos de crise, em vez de buscar sabedoria em Deus, o povo consultou demônios (Isaías 8:19; Deuteronômio 18:10-12), o que só fez aumentar sua escuridão moral e espiritual. O crescimento do ocultismo em nossos dias é prova de que as pessoas estão rejeitando deliberadamente a Palavra de Deus e voltando-se para as mentiras de Satanás. ‘Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva’. Os líderes de Judá esperavam ansiosamente pelo raiar de um novo dia, mas viram somente uma escuridão cada vez mais profunda. A Palavra de Deus é nossa única luz confiável em meio às trevas deste mundo (Salmo 119:105; 2 Pedro 1:19-21)” (Wiersbe).

Devemos confiar na Palavra de Deus. Para isso, precisamos conhecê-la cada dia mais! Reavivemo-nos! Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...