quarta-feira, 13 de setembro de 2023

PECADO QUE QUEIMA

 Meditação Diária

13 de setembro

PECADO QUE QUEIMA

Cruel é o furor e impetuosa é a ira, mas quem pode resistir à inveja? Provérbios 27:4

palavra hebraica para inveja significa, originalmente, “queimadura”. Por isso, a inveja é conhecida como o pecado que queima. E quem de nós já não foi queimado por ela? A inveja é um misto de tristeza, desgosto e ódio pelo fato de outro possuir o que não temos.

Se lhe dermos espaço, ela será capaz de produzir vários efeitos danosos para nós e para outros. Primeiramente, resulta em prejuízo pessoal. Salomão escreveu que “a inveja é a podridão dos ossos” (Pv 14:30). Como o cupim rói a madeira e a ferrugem corrói o ferro, a inveja mina nossa saúde, começando pela mente e alcançando nosso corpo. Por causa desse pecado, há quem esteja fisicamente doente, em permanente estado de melancolia, mau humor, e com a vida espiritual debilitada. Onde a inveja é acalentada, o Espírito de Deus não permanece e, sem Ele, que vida espiritual podemos ter? (Gl 5:25, 26). Ellen G. White alertou: a inveja é “uma desordem que afeta todas as faculdades” (Testemunhos Para a Igreja, v. 5, p. 50 [56]).

A inveja também resulta em prejuízo comunitário. De acordo com Tiago, “onde há inveja e sentimento faccioso, aí há confusão e toda espécie de coisas ruins” (Tg 3:16). Ela não costuma andar sozinha. Suas companheiras são a hipocrisia, a falsidade, a calúnia e a ira em variados graus. A inveja tem sido uma poderosa força motivadora, mas com tremendos resultados negativos. Por inveja, os filisteus entulharam os poços de Isaque (Gn 26:12-15), os irmãos de José o venderam para o Egito (At 7:9), os líderes religiosos tramaram a morte de Cristo (Mt 27:17, 18) e, mais tarde, prenderam Seus discípulos (At 5:17, 18).

Se você tem sido queimado pela inveja, fale com Deus sobre isso. Peça-Lhe perdão – porque é pecado ter inveja –, mas também busque a ajuda necessária. Os recursos divinos estão disponíveis para que você a supere. Se você abrir o coração, Ele o encherá com o amor (Rm 5:5) que nos capacita a não ficarmos incomodados com o sucesso dos outros (1Co 13:4, 5). Aproveite, também, e conte as bênçãos recebidas de Deus. Hoje, viva com contentamento (1Tm 6:6-8).

https://mais.cpb.com.br/meditacao/pecado-que-queima/
https://youtube.com/watch?v=4i-S8R3CXJI&si=2xmlPRT3u6A1am4Y

Nenhum comentário:

Jenga e Lego

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/jenga-e-lego/ Jenga e Lego Irmãos, pelo nome de ...