quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Salmos 131 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 131
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 131 – Davi expressou humildade, confiança e satisfação em Deus neste pequeno e intrigante Salmo; o qual possui uma mensagem relevante às pessoas deste mundo secularizado, modernizado e arrogante.

• No mundo atual, muitas vezes esforçamo-nos para obter bens materiais, riquezas e poder econômico, porém, este Salmo nos chama para contentarmos com o que temos e a reconhecer nossa limitação, pequenez e insignificância. Devemos lutar pela simplicidade e pela humildade (Salmo 131:1).

• Como uma criança descansa nos braços de sua mãe, quem confia em Deus descansa sua alma tranquila e serenamente em Sua presença. Assim, em meios às incertezas da vida moderna, precisamos buscar segurança e paz no coração na presença do Deus que pode fazer qualquer coisa. O Salmo 131 aponta para a confiança nEle como a fonte certa de tranquilidade (Salmo 131:2).

• Diferentemente de nossa sociedade que confia na política, na economia, na medicina, na ciência, na educação, no trabalho, no salário, nos títulos, nos status, na fama, etc. o humilde não apenas confia em Deus, como também apela para outras pessoas fazerem o mesmo, sempre. Deus é a única segurança estável e permanente (Salmo 131:3).

“Se havia alguém em Israel com motivos de sobra para se orgulhar era Davi. Oitavo filho de um cidadão comum, Davi começou trabalhado como simples pastor de ovelhas e, no entanto, se tornou o maior rei de Israel. Soldado corajoso, general e tático talentoso e servo sincero de Deus, Davi foi quem derrotou os inimigos de Israel, expandiu as fronteiras de sua terra e ajuntou a riqueza que Salomão usou para construir o templo. Escreveu quase metade dos salmos e, apesar de (como nós) ser culpado de desobedecer ao Senhor, sempre se arrependeu e buscou o perdão misericordioso de Deus. Foi por amor a Davi que o Senhor manteve acesa sua lâmpada em Jerusalém durante os anos de decadência em Judá, e foi pela linhagem de Davi que Jesus Cristo veio ao mundo”, comenta Warren Wiersbe.

Jesus, ícone da humildade, nos convida: “Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu darei descanso a vocês. Tomem sobre o meu jugo e aprendam de mim, pois sou manso e humilde de coração, e vocês encontrarão descanso para as suas almas” (Mateus 11:28-29).

Confiando nEle, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

O poder da informação

  Devocional Diário O poder da informação Que eles deem graças ao Senhor por Sua bondade e por Suas maravilhas para com os filhos dos homens...