domingo, 24 de setembro de 2023

O SIGNIFICADO DA EXPIAÇÃO

 MEDITAÇÃO DIÁRIA


24 de setembro
O SIGNIFICADO DA EXPIAÇÃO

Nós, quando inimigos, fomos reconciliados com Deus mediante a morte do Seu Filho. Romanos 5:10

Expiação é um ritual mediante o qual o pecado é coberto, afastado ou extinto, deixando de ser um entrave à comunhão entre o ser humano e Deus. Esse ritual ocorria por meio de sacrifícios feitos como reparação ou satisfação por uma injúria ou ofensa para que, pelo cumprimento da punição merecida, ocorresse a eliminação da culpa e o livramento do castigo. A intenção era retirar o pecado do pecador de modo que este fosse perdoado. Por isso, ao colocar a mão sobre a cabeça do animal (Lv 1:4), o pecador indicava que a vida da vítima inocente substituía a sua. Havia uma troca: pelo sacrifício, o pecador era feito puro e vivia livre daquele pecado, e o animal puro era tornado impuro e sofria a morte por causa do pecado que carregava (Lv 4:27-35; cf. 2Co 5:21; Rm 8:3; Gl 3:13; 4:4, 5).

Grande parte das religiões costuma adotar algum tipo de expiação. Porém, a noção bíblica de expiação é completamente diferente. Não são os pecadores que vão a Deus com uma oferta compensatória. É Deus quem vem à humanidade em autodoação para eliminar a separação entre Ele e a humanidade. O apóstolo Paulo afirma: “Deus estava em Cristo reconciliando Consigo o mundo” (2Co 5:19). Ele não espera passivamente ser reconciliado, mas toma a iniciativa em reconciliá-los (Gn 3:9; Rm 5:8; 2Co 5:18; 1Jo 4:10). A expiação é provida pela parte ofendida e oferece reconciliação e vida eterna, representando a mais elevada forma de misericórdia.

A expiação é do início ao fim uma obra do próprio Deus e tem origem em Seu amor e Sua justiça. Se, por um lado, a justiça exigiu a satisfação das exigências da lei, por outro, o amor encontrou um meio de livramento para o pecador. Como disse Paulo, o que Deus realizou foi “por Sua graça, […] para manifestar a Sua justiça” (Rm 3:24, 25). Por essa razão, a cruz, feita com a junção de duas traves de madeira, é um adequado símbolo da expiação. Ela representa a convergência desses dois atributos da natureza de Deus, o lugar em que Seu amor e Sua justiça se encontram.

Hoje, louve alegremente ao Senhor por Sua expiação que nos trouxe perdão e reconciliação. 

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-significado-da-expiacao/

https://youtu.be/4OMktjq1YME

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...