segunda-feira, 25 de setembro de 2023

Salmos 142 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 142
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 142 – Devido às injustiças, indiferenças, oposições, frustrações, abandonos e traumas geralmente nossos pensamentos tornam-se disfuncionais. Contudo, pensamentos negativos podem tornar-se orações a Deus expressando o estado emocional fraco e abatido.

O salmista vivencia emoções intensas de desespero, solidão e tristeza; mas, inspirado pelo Espírito Santo expõe suas palavras com maestria e destreza. Estas emoções expressas são resultados diretos de seus pensamentos pessimistas e da situação difícil em que se encontra sem a corrupção da interpretação humana, pois estas palavras foram divinamente inspiradas.

• O Espírito Santo ajuda-nos em nossas fraquezas; enquanto estamos neste mundo de opressão, sofrimento, dor e pecado Ele nos assiste e intercede por nós com gemidos inexprimíveis (Romanos 8:26). Dito isso, podemos afirmar que no Salmo 142, ao clamar inspirado por Deus em alta voz e apresentar suas queixas, o salmista demonstra um comportamento de busca de auxílio emocional. No entanto, esse comportamento é saudável, pois procura a fonte certa de apoio para lidar com suas emoções em circunstâncias desafiadoras!

Davi reconhece Deus como seu refúgio e fonte de consolo (Salmo 142:5). Isto é muito mais que meras crenças religiosas e apego a doutrinas teóricas. Religião é um relacionamento com uma pessoa, um Ser sobrenatural, transcendente, mas que não deixa de ser imanente, que Se relaciona com os seres humanos.

• Diante desse Deus, quando se sabe quem Ele é, a pessoa reconhece a própria fragilidade, avalia objetivamente sua situação e trabalha com estratégias de enfrentamento através da oração (Salmo 142:7).

Ao fazermos uma autoanálise com o auxílio divino (Salmo 139:23-24) seremos auxiliados ao examinar as emoções e angústias que sentimos, fazendo-nos compreender a profundidade das emoções humanas sem hipocrisia, mecanismos de defesa e sem tentar maquiar nossas fraquezas. Isso enriquece nossa visão teológica ao destacar a autenticidade das nossas emoções através de nossas orações (Salmo 142:1-4).

Portanto:

• Avalie-se contando com ajuda divina.
• Apresente tuas preocupações a Deus.
• Reconheça Deus como teu refúgio.

Uma espiritualidade saudável oferece ferramentas terapêuticas que levam pessoas aflitas e sofredoras a restaurarem seu bem-estar emocional; desta forma, a correta espiritualidade serve como fator de proteção contra problemas de saúde mental (Salmo 142:6-7). Pois, nossa saúde é holística, envolve o equilíbrio nos aspectos físico, mental, emocional e espiritual.

Enfim, façamos da oração uma prática regular, e reavivemo-nos integralmente! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...