sábado, 12 de agosto de 2023

O PODER DAS DECISÕES

 Meditação Diária

12 de agosto

O PODER DAS DECISÕES

Então, caindo em si, disse: “[...] Vou me arrumar [e] voltar para o meu pai.” Lucas 15:17, 18


Deus criou o ser humano à Sua imagem e semelhança. Isso incluiu a capacidade de tomar as próprias decisões. Fomos criados com diversas faculdades mentais: discernimento, raciocínio, memória, percepção, força de vontade, intuição e imaginação. No dia a dia, também somos influenciados por muitos fatores. Com base nisso, fazemos nossas escolhas e nos tornamos responsáveis por elas. 

Algumas decisões são bastante simples. Nós as repetimos todos os dias. Por causa disso, chega o momento em que não gastamos mais energia para pensar e decidir. Entramos no modo automático. Também há decisões que envolvem questões maiores, que afetam toda a nossa existência. Para decidir temos que pensar por mais tempo, pesar as evidências e levar em conta tudo que está envolvido. Pode ser necessário pedir conselho a gente mais experiente ou especializada.

Na Bíblia, diversas narrativas enfocam decisões tomadas pelos personagens e suas consequências. Uma delas é a parábola do filho pródigo (Lc 15:11-32). No início da história, ele está em sua casa, vivendo com a família. Nada lhe falta. Então ele toma a primeira decisão: sair de casa, afastar-se de seu pai e viver como bem lhe agradasse. Ele pediu a parte que lhe cabia na herança, e o pai lhe deu. Então, “ajuntando tudo o que era seu, partiu para uma terra distante e lá desperdiçou todos os seus bens, vivendo de forma desenfreada”. Tempos depois vieram as consequências: não havia mais dinheiro, comida ou amigos. Estava sujo, esfomeado e só. Um miserável.

Um dia, pensando na escolha que fizera, comparando o presente com o passado, ele tomou uma nova decisão: “Vou me arrumar, voltar para o meu pai e lhe dizer: Pai, pequei […]; já não sou digno […]; trate-me como um dos seus trabalhadores.” A boa acolhida por parte do pai e tudo de bom que passou a acontecer em sua vida ocorreu após a decisão de voltar. Hoje, com uma boa decisão, tudo pode mudar. Peça a Deus que ajude você a tomar a decisão correta e a realizar o que foi decidido com a bênção Dele.

https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-poder-das-decisoes/
https://youtu.be/UwMEWvIKQm8

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...