domingo, 13 de agosto de 2023

Salmos 99 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 99
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 99 – A tripla referência à santidade de Deus neste Salmo nos remete à tripla expressão em Isaías 6:3 no Antigo Testamento e em Apocalipse 4:8 no Novo Testamento. O termo santo repetido três vezes também está numa composição musical no Hinário Adventista logo no primeiro hino, escrito por Reginald Heber:

Santo, santo, santo! Deus onipotente!
Cedo de manhã, cantaremos Teu louvor.
Santo, santo, santo! Deus Jeová triúno!
És, Deus excelso, nosso Criador.

Santo, santo, santo! Nós, os pecadores,
Não podemos ver Tua glória sem temor.
Tu somente És santo, justo e compassivo,
Puro e perfeito, nosso Redentor.

Santo, santo, santo! Deus onipotente!
Tua criação manifesta o Teu amor.
Antes de criares todo o Céu e a Terra,
Era e sempre hás de ser, Senhor.

Comentando o Salmo 99, William MacDonald destaca que “a visão de Cristo entronizado é tão poderosa que os povos tremem de medo e a Terra se abala”.

Já, Hernandes Dias Lopes salienta que, “este Salmo é o terceiro e último salmo que começa com as palavras ‘o Senhor reina’. Este é o salmo que destaca, de forma singular, a santidade de Deus. A palavra ‘santo’ é a conclusão e o refrão de suas três divisões principais (99:3,5,9), portanto, é notável que, aqui, as palavras ‘Ele é santo’ sejam repetidas três vezes (99:3,5,9). É digno de nota, também, que a palavra ‘SENHOR’ aparece no Salmo sete vezes (apontando simbolicamente para a completude)”.

O Salmo 98 possui uma importância significativa tanto do ponto de vista religioso como cultural e histórico. Primeiramente, o Salmo é uma expressão vívida da adoração e da reverência a Deus. O conceito de que Deus é o governante supremo do universo tem profundos impactos na fé e na espiritualidade de pessoas de todas as nações. Estudar a mensagem deste Salmo aprofunda nossa compreensão da relação entre o ser humano e Deus, contribuindo para um enriquecimento espiritual e um melhor entendimento das crenças e doutrinas religiosas.

O Salmo 99 é relevante também porque representa uma parte valiosa do patrimônio artístico e literário da humanidade. Muitos artistas, escritores e músicos encontraram inspiração nas mensagens deste Salmo. Ele é uma grande inspiração que oferece importantes benefícios espirituais.

Devemos estudá-lo mais e permitir que sua mensagem impacte e influencie nossa vida! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...