segunda-feira, 5 de junho de 2023

ESTÁ PAGO! A QUEM?

 Meditação Diária

04 de junho

ESTÁ PAGO! A QUEM?

Não foi mediante coisas perecíveis, como prata ou ouro, que vocês foram resgatados [...], mas pelo precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro sem defeito e sem mácula. 1 Pedro 1:18, 19

Sendo que Jesus pagou o preço do nosso pecado na cruz, a pergunta que fica é: Afinal, quem recebeu o pagamento feito por Cristo? Alguns afirmam que a morte de Cristo teria sido um pagamento ao diabo, porque ele havia conquistado os seres humanos. Essa ideia se baseia naquelas passagens bíblicas que descrevem a humanidade como escravizada sob o domínio do príncipe das trevas. Essa foi uma crença muito popular durante os primeiros séculos da era cristã. Porém, ela não condiz com a revelação bíblica.

Lembre-se: Cristo é o verdadeiro criador e dono deste mundo. Tudo foi feito por Ele e para Ele (Jo 1:1-3; Cl 1:15, 16), inclusive a humanidade. Cristo não a deu nem a vendeu a Satanás. Este a tomou mediante o engano. Por isso, ao tentar recuperá-la, Cristo não devia nada ao inimigo, pois o que estava resgatando era Seu. Pondere, também, que o Filho de Deus sempre Se negou a negociar com o diabo. Quando foi tentado no deserto a fazê-lo, Ele Se recusou de imediato e com autoridade ordenou que o inimigo se retirasse (Mt 4:8-10).

Quando Cristo entregou Sua vida na cruz, Ele o fez ao Pai, e não ao inimigo (Lc 23:46). Ele satisfez completamente as exigências da justiça de Deus em relação ao pecado, e não as exigências do diabo. Portanto, não há indicativos de que a expiação realizada por Cristo tenha sido um pagamento ao inimigo.

Na realidade, o pecado acarretou uma grande dívida para com Deus. Essa dívida somente pôde ser paga por um Deus-homem, algo que foi realizado plenamente pelo sacrifício de Cristo. O que Sua justiça exigiu, Seu amor pagou! Como resultado, houve harmonia entre o amor de Deus e Sua justiça, de maneira que Deus pode ser visto não só como misericordioso, mas também como justo (Rm 3:23-26). Nossa dívida está paga. “Agora, pois, já não existe nenhuma condenação para os que estão em Cristo Jesus” (Rm 8:1). Glória a Deus por isso!
https://mais.cpb.com.br/meditacao/esta-pago-!-a-quem-?/
https://youtu.be/7tqelQUyTC8

Nenhum comentário:

Fruta nossa de cada dia

  Devocional Diário Fruta nossa de cada dia E o Senhor Deus ordenou ao homem: “De toda árvore do jardim você pode comer […].” Gênesis 2:16 A...