terça-feira, 6 de junho de 2023

Salmos 30 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Salmos 30
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


SALMO 30 – Este é um Salmo de esperança e louvor a Deus por Suas preciosas e maravilhosas atuações em favor da humanidade. Pois, Ele é capaz de transformar nossas tristezas em alegrias, e trazer curas e restaurações em meio às adversidades.

Da mesma forma que a experiência de Davi no Salmo 30, o Livro de Ester descreve um momento de perigo e aflição, seguido de intervenção sobrenatural e resgate. A história de Ester, a judia que tornou-se rainha da Pérsia, e desempenhou um papel crucial na proteção de seu povo do plano de destruição elaborado por Hamã, foi marcada por reviravoltas, perigo iminente e salvação providencial. Deus tirou Seu povo de um estado de angústia e tristeza, transformando-o em alegria e louvor.

O Deus que merece ser exaltado é Aquele que providencia um amanhecer de alegria após uma noite de choro (Salmo 30:1-5). Pelo poder de Deus, não só Davi e o povo de Ester, mas Jó também experimentou uma reviravolta da noite de aflição para um amanhecer de alegria. Hoje também, muitos de nós podemos celebrar como Davi:

“Mudaste o meu pranto em dança,
a minha veste de lamento e veste de alegria,
para que o meu coração
cante louvores a ti e não se cale.
Senhor, meu Deus,
eu te darei graças para sempre” (Salmo 30:11-12).

O Deus que reverte nosso quadro físico, emocional e espiritual deve ser glorificado. A experiência pessoal deve promover proclamação para multidões (Salmo 30:4-10).

Mais especificamente neste Salmo, “o contexto histórico pode ser a ocasião em que Davi dedicou propriedades e materiais para a construção do tempo após a praga divina por levantar o censo em Israel (ver 1Cr 21; 22:1-6). Davi agradece porque a ira de Deus e seu choro são passageiros, uma vez que a ‘alegria vem pela manhã’ (v. 5)”, comenta a Bíblia Andrews.

Reflita:

• A tristeza e o choro são temporários, pois Deus pode transformar as aflições de nossas ações em belas manhãs de alegria.
• Nossas ações podem causar angústia e sofrimento – noites tenebrosas; porém, a reação de Deus pode trazer perdão, cura e paz.
• A queda trouxe trevas de morte à humanidade, Jesus trouxe luz. NEle temos esperança!

Quando reconhecemos nossos erros perante Deus em arrependimento sincero, certamente encontraremos restauração e redenção! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Ezequiel 36 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse Leitura Bíblica – Ezequiel 36 Comentário: Pr. Heber Toth Armí EZEQUIEL 36 – Um estômago empedrado d...