segunda-feira, 10 de abril de 2023

PROVAÇÃO OU TENTAÇÃO?

  PROVAÇÃO OU TENTAÇÃO?

Ninguém, ao ser tentado, diga: “Sou tentado por Deus.” Tiago 1:12

Em seu texto, Tiago fala sobre provação e tentação. Uma situação pode ser ao mesmo tempo uma provação e uma tentação. Do ponto de vista de Deus, é uma provação. Nesse caso, é uma oportunidade para crescimento espiritual. Se a vencemos, tornamo-nos mais fortes do que antes de termos enfrentado tal batalha. Essa é a razão pela qual elas aparecem em nossa caminhada para o reino de Deus. Mas do ponto de vista do inimigo, é uma tentação, pois ele agirá com a intenção de que escolhamos o mal e nos afastemos de Deus. Assim, a situação que está diante de nós é como uma pedra. Se subirmos nela, ficaremos mais altos. Se nela tropeçarmos, cairemos.

A tentação começa dirigindo-se às nossas emoções, criando desejos que estão em oposição à vontade divina. Depois, atua sobre nosso intelecto, enganando-nos, pois ela parece mais atraente do que é. Ela atrai e seduz, como um pescador que coloca a isca em um anzol. Então, quando a vontade é seduzida, o pecado é cometido (Tg 1:12-14). Mas, a todo momento, a tentação esconde o fato de que sua satisfação resultará em tristeza e castigo. E por fim trará morte.

Esses estágios podem ser vistos claramente em Gênesis 3, o capítulo que conta sobre o primeiro pecado. Ali Satanás, por meio da serpente, usou o desejo para despertar o interesse de Eva. Depois a enganou (2Co 11:3) e, finalmente, atraiu sua vontade, de modo que ela estendeu a mão, tomou o fruto e o comeu. Dessa forma, Eva foi levada à morte. Sua morte espiritual foi imediata. Ela perdeu sua perfeição e santidade. Perdeu o desejo de estar perto de Deus e a capacidade de Lhe obedecer. Sua morte física ocorreria a longo prazo.

Você quer ser vitorioso sobre a tentação? Pare de olhar para a isca. Olhe para o futuro – imediato e a longo prazo. Tente enxergar as consequências do pecado e o juízo divino (Rm 6:23). Mantenha seus desejos, seus pensamentos e sua vontade submissos a Deus. Escolha dizer “não” ao mal.

MEDITAÇÃO DIÁRIA

10 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/provacao-ou-tentacao/
https://youtu.be/oGC62RAD9hg

Nenhum comentário:

Uma pitada de sal

  Devocional Diário Uma pitada de sal Que a palavra dita por vocês seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibam como devem resp...