quinta-feira, 20 de abril de 2023

CRISTO É DIVINO

 CRISTO É DIVINO

Ele [...] nos transportou para o reino do Seu Filho amado [...]. Ele é a imagem do Deus invisível [...]. Porque Deus achou por bem que, Nele, residisse toda a plenitude. Colossenses 1:13, 15, 19

Esse fabuloso texto bíblico nos fala a respeito de Cristo. Ele é apresentado como o Filho de Deus (v. 13). O que isso significa? Para entendermos a Bíblia, precisamos considerar que ela foi escrita de acordo com a mentalidade oriental, diferente da nossa em muitos aspectos. Assim, se há 2 mil anos alguém dissesse que você era filho de seu pai, os orientais não pensariam que você era mais jovem que seu pai, mas que tinha a mesma natureza que ele. Ou seja, “filho de peixe peixinho é”. Desse modo, quando as Escrituras declaram que Jesus é Filho de Deus, não querem ensinar que Ele surgiu depois do Pai ou que deve ao Pai Sua existência. O que isso significa é que Ele tem a mesma essência de Deus, que Ele é igual a Deus. O próprio Pai deu testemunho dizendo: “Este é o Meu Filho amado, em quem Me agrado” (Mt 3:17; 17:5). Jesus Se alegrou quando Pedro declarou: “O senhor é o Cristo, o Filho do Deus vivo” (Mt 16:16).

Ele também é a imagem de Deus (Cl 1:15). Adão foi criado à imagem de Deus, mas o pecado entrou na natureza humana e no mundo, de modo que o reflexo dessa imagem foi ofuscado. Então, veio o segundo Adão – Cristo –, a perfeita e exata imagem do Pai. Não uma cópia, mas o original, pois Ele “é a expressão exata do Seu ser” (Hb 1:3). Jesus é a manifestação de Deus e a mais completa e perfeita revelação do Pai, o único que pode tornar visível, para os seres humanos, o Deus invisível. É como Ele disse: “Quem vê a Mim vê o Pai” (Jo 14:9).

Além disso, Nele reside a plenitude divina (Cl 1:19; 2:9), o que significa que Cristo é eterno, onisciente, onipresente e tem todo o poder. Tudo o que há no Pai há no Filho. Nada pode ser tirado Dele.

O texto também se refere ao “reino do Seu Filho” (Cl 1:13); portanto, Ele é rei. Enquanto vivemos no tempo da graça, Seu reino entre nós é espiritual e abrange todos aqueles que O aceitam como Salvador e Senhor. Mas, quando o plano da salvação se concretizar, Seu reino será visível e glorioso. Abarcará todas as coisas e todas as criaturas em todo o Universo. Portanto, Cristo é divino. Podemos adorá-Lo agora!

MEDITAÇÃO DIÁRIA

20 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/cristo-e-divino/
https://youtu.be/rAkaEZJiaBg

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...