quinta-feira, 20 de abril de 2023

Jó 26 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jó 26
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JÓ 26 – A cosmovisão de um indivíduo se forma por uma série de fatores, como cultura, religião, filosofia, experiências, tradições familiares e educação. Dependendo da cosmovisão formada, será o modo que a realidade ao seu redor será interpretada – isso inclui o propósito da existência humana, a ideia de certo e errado, e, a existência divina.

Quando nossa cosmovisão está alinhada com a Bíblia, seremos capazes de compreender melhor a natureza da realidade, a existência de Deus, a moralidade e, o propósito da vida. Pois, a Bíblia é uma fonte confiável da revelação do Criador da vida, da natureza e do mundo em que vivemos. Sua Palavra é um manual que nos guia a um conhecimento mais elevado de nós mesmos, da realidade ao nosso redor e da realidade espiritual, além de fornecer um conjunto de valores morais e éticos que favorecem nas tomadas de decisões e na forma como vivemos o tempo de vida que Deus nos concede.

Bildade e Jó ilustram bem esses conceitos. Observe atentamente o contraste:

• A cosmovisão individual de Bildade (Jó 25) é marcada por sua ênfase na transcendência de Deus e na insignificância humana diante dEle. Para este indivíduo, a humanidade não passa de vermes insignificantes diante de Deus, e não há forma de alguém ser considerado justo diante dEle. Portanto, seu foco está na ideia de que a humanidade precisa humilhar-se perante Deus e buscar Sua misericórdia, reconhecendo a infinita grandeza e transcendência divina.

• Por outro lado, a cosmovisão de Jó (Jó 26) também reconhece a transcendência de Deus, porém enfatiza que Ele age em todos os lugares e está presente em Sua criação (imanência). Sua cosmovisão se baseia no conceito de que Deus é justo e que Sua sabedoria e poder são insondáveis, contudo, mesmo assim estão revelados na criação, o que leva Jó a confiar em Deus, apesar de sentir a própria insignificância diante da grandeza divina.

A diferença de cosmovisão afeta nossas ações:

• Enquanto Bildade enfatizava a humilhação diante de Deus, Jó enfatizava a confiança.
• Enquanto desespero, desamparo e desesperança resultariam da cosmovisão de Bildade, Jó prezava pela confiança e fé em Deus em meio às dificuldades.

Precisamos alinhar nossa cosmovisão com a Bíblia para lidarmos melhor com a vida! Reavivemo-nos no estudo da Palavra! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...