terça-feira, 14 de março de 2023

ATITUDES OPOSTAS

 ATITUDES OPOSTAS

Escutem, povo de Judá e moradores de Jerusalém! Creiam no Senhor, seu Deus, e vocês estarão seguros; creiam nos profetas do Senhor e vocês serão bem-sucedidos. 2 Crônicas 20:20

Há na Bíblia exemplos de como Deus orientou Seu povo por meio do dom profético e como a atitude deles para com o dom determinou o destino deles. Hoje relembraremos dois desses exemplos: um negativo e outro positivo. Eles se referem aos reis Acabe e Josafá, que foram contemporâneos. O relato dessas experiências está no Segundo Livro das Crônicas.

O capítulo 18 conta como Acabe, rei de Israel, reuniu seu exército e se preparou para atacar os habitantes de Ramote-Gileade. Josafá, rei de Judá, que o auxiliaria nessa guerra, sugeriu que primeiro consultassem a Deus. Por ordem de Acabe, rapidamente se apresentaram 400 profetas, que predisseram a vitória. Porém, Josafá insistiu em que consultassem um profeta do Senhor. Com muita relutância, Acabe convocou o profeta Micaías, o qual anunciou que, se Acabe fosse à guerra, este seria morto. Mas Acabe não aceitou ser guiado pelo dom de profecia. Como resultado, perdeu a peleja e a vida.

Em outra situação, Jerusalém foi ameaçada por um grande exército que marchava em sua direção. Mas o rei Josafá, em aflição, marcou um jejum nacional e convocou o povo a clamar ao Senhor por livramento (2Cr 20:3, 4). O Senhor ouviu seu clamor e deu a eles uma mensagem de conforto e orientação por meio do dom profético concedido a um levita chamado Jaaziel. No dia seguinte, eles deveriam sair em direção aos inimigos com a confiança de não ter que lutar, mas apenas observar o salvamento que Deus proveria.

Confiantes, os judeus obedeceram. Eles foram cantando e louvando, e o Senhor causou uma confusão entre os inimigos. Estes se destruíram uns aos outros, e o povo de Deus voltou com alegria e com muitos despojos. Referindo-se a esse evento, o rei Josafá declarou: “Escutem, povo de Judá e moradores de Jerusalém! Creiam no Senhor, seu Deus, e vocês estarão seguros; creiam nos profetas do Senhor e vocês serão bem-sucedidos” (v. 20). Assim, o rei Josafá foi protegido, com todo o seu povo, porque confiou plenamente no dom profético.

Esses relatos estão na Bíblia para nosso proveito. Confiemos na orientação que Deus nos dá por meio do dom de profecia.

 MEDITAÇÃO DIÁRIA
14 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/atitudes-opostas/
https://youtu.be/n8gNDNoyolQ

•••••

Nenhum comentário:

Amor, ordem e redenção

  Devocional Diário Amor, ordem e redenção Embora andemos na carne, não lutamos segundo a carne. 2 Coríntios 10:3 “O amor como princípio, a ...