terça-feira, 14 de março de 2023

Neemias 12 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Neemias 12
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


NEEMIAS 12 – A dedicação do muro ensina-nos preciosas lições, tais como priorizar a consagração pessoal a Deus na realização de Seu serviço, e a importância da música e da adoração na alegre celebração a Deus.

Temos a...

...Lista dos líderes espirituais que retornaram do exílio (Neemias 12:1-26).
...Organização e preparação para dedicação do muro (Neemias 12:27-30).
...Divisão das atividades dos corais e instrumentistas (Neemias 12:31-39).
...Celebração instrumental e cânticos alegres por todo o povo (Neemias 12:40-43).
...Orientações para a manutenção dos líderes religiosos (Neemias 12:44-47).

É importante notar que mais importante que dedicar os muros a Deus, é Deus ser glorificado como muro de proteção ao Seu povo vivendo em meio aos perigos deste mundo. Ao elevarem a visão material para o aspecto espiritual, Deus aceitou a dedicação feita pelo remanescente.

Quando Deus aceita a consagração de algo que foi feito com muita oração, que resultou, primeiramente, da consagração da vida ao Seu serviço, o povo é tocado pelo poder do Espírito Santo e movido a uma resposta de gratidão exuberante. Nessa ocasião, os corações dos fieis se enchem de genuína alegria. E, quando o Espírito Santo toca o coração, alcança inclusive o bolso dos adoradores, os quais suprem as necessidades dos ministros de Deus visando dar continuidade à obra de Deus na Terra.

“A dedicação dos muros foi uma demonstração da unidade e cooperação entre os líderes espirituais e o povo de Deus. Isso mostra como a igreja pode trabalhar com conjunto para promover a paz e a prosperidade”, salientou Adam Clarke.

No ajuntamento para celebração, as chamas da espiritualidade são abastecidas. A congregação reunida significa comunhão entre irmãos – união que produz encorajamento e fortalecimento da fé. “A adoração é uma resposta coletiva à grandeza de Deus e não pode ser experimentada de forma completa sozinho”, declara R. C. Sproul.

Neemias 12 mostra que o poderoso Deus pode intervir em nossa história e restaurá-la para sua glória. Após o cativeiro, graças a Ele, os judeus se reestruturaram, e tiveram um abençoado reavivamento espiritual ao virem concluído o templo, o muro e as cidades.

Neemias 12 incentiva a celebração e agradecimento a Deus, a relevância da organização e planejamento na celebração a Deus, e, como é essencial o compromisso com a adoração. Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

Oportunidades

 Oportunidades Se o grão de trigo, caindo na terra, não morrer, fica ele só; mas, se morrer, produz muito fruto. João 12:24 Foi muito triste...