sábado, 4 de fevereiro de 2023

A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

 A OBRA DO ESPÍRITO SANTO

Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo: do pecado, porque eles não creem em Mim; da justiça, porque vou para o Pai, e vocês não Me verão mais; do juízo, porque o príncipe deste mundo já está julgado. João 16:8-11

A Bíblia apresenta diversas informações a respeito do Espírito Santo, enfocando Sua obra. No evangelho de João, capítulos 14, 15 e 16, vemos um exemplo disso. Nessa seção, é estabelecido um contraste entre o “mundo” e “vocês”. Nesses casos, “mundo” indica os não convertidos; “vocês”, aqueles que passaram pela experiência do novo nascimento. O Espírito Santo tem uma grande obra a realizar em nosso planeta. Ele atua no “mundo”, mas especialmente nos convertidos. O que Ele faz em favor do “mundo”?

Jesus disse: “Quando, porém, vier o Consolador, que Eu enviarei a vocês da parte do Pai, o Espírito da verdade, que Dele procede, Esse dará testemunho de Mim” (Jo 15:26). Portanto, o Espírito Santo dá testemunho de Cristo. Ele procura levar todos a aceitar a Cristo como Filho de Deus, Salvador e Senhor de sua vida. Acontece que Ele sempre atua a partir de fora da pessoa. Na linguagem bíblica, Ele bate à porta do coração e tem mil maneiras de fazer isso. Pode usar um sermão, um exemplar da Bíblia, um hino que a igreja entoa, um folheto, revista ou livro missionário, um programa da TV Novo Tempo, um amigo, um familiar…

Quando alguém do mundo se recusa a aceitar a Cristo, o Espírito faz outra obra. Ele convence essa pessoa do pecado de incredulidade. Lemos em João 16:8 e 9: “Quando Ele vier, convencerá o mundo do pecado, […]: do pecado, porque eles não creem em Mim.” Ele também convence da justiça (v. 8, 10), porque Jesus foi para o Pai, e Sua aceitação por Deus é uma confirmação de que Sua vida neste mundo foi plenamente justa. O Espírito ainda convence do juízo de Satanás (v. 8, 11), porque o príncipe deste mundo já está julgado. O inimigo, que quer reter o mundo para si, já foi julgado e condenado. Apenas aguarda o momento de sua execução.

Deus não Se esqueceu do mundo nem o abandonou. Ele amou o mundo e deu Seu Filho para salvá-lo, e Seu Espírito, para convencê-lo. Vamos orar e colaborar na conversão de todos os seres humanos! 

MEDITAÇÃO DIÁRIA

4 de fevereiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-obra-do-espirito-santo-2/
https://youtu.be/R49NeESAtXA
•••

Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...