domingo, 5 de fevereiro de 2023

A guarda do Sábado

A guarda do Sábado

Certamente vocês guardarão os Meus sábados, pois é sinal entre Mim e vocês [...]. Aquele que o profanar morrerá; quem nesse dia fizer alguma obra será eliminado do meio do seu povo. Êxodo 31:13, 14

Há muitos anos, eu estava caminhando no campus de uma instituição adventista no início da tarde de sábado. Passando em frente ao prédio onde fazíamos os cultos, vi um grupo de jovens que chegara ao local carregando ripas de madeira e ferramentas. Naquele momento, eles estavam serrando madeira e cravando pregos. Estranhando aquilo, aproximei-me e os cumprimentei. Perguntei o que estavam fazendo, e eles responderam que, naquela tarde, haveria um concurso de temperança no programa de jovens e que um colega deles seria um dos oradores. Eles estavam ali com a missão de preparar um suporte onde seria afixado um cartaz que ele usaria.

Imediatamente, lembrei-me de uma orientação bíblica sobre a guarda do sábado e do respectivo comentário de Ellen G. White. Diz respeito ao que ocorreu com Israel junto ao monte Sinai. Depois de entrarem em aliança com Deus e ouvirem a proclamação dos Seus mandamentos, eles receberam a ordem de fazer um santuário (Êx 25:8) e a orientação minuciosa para preparar tudo que seria empregado para cultuar a Deus. Feito isso, Deus repetiu apenas um mandamento, aquele que ordena guardar o sábado (Êx 31:12-17).

Comentando essa passagem bíblica, Ellen White escreveu: “Acabavam de ser dadas instruções para o levantamento imediato do tabernáculo para o serviço de Deus; e agora, sendo que o objetivo em vista era a glória de Deus, e também porque tinham grande necessidade de um lugar de culto, o povo poderia concluir que estariam justificados trabalhando naquela construção ao sábado. Para os guardar de tal erro, foi feita uma advertência. Mesmo a santidade e urgência daquela obra especial para Deus não os deviam levar a infringir Seu santo dia de repouso” (Patriarcas e Profetas, p. 264 [314]).

A conclusão óbvia é que nem tudo que é feito para Deus e Sua obra pode ser realizado no sábado. Por isso, pedi àqueles jovens que cessassem seu trabalho, pois o que pretendiam fazer devia ter sido feito antes do sábado. E nós? Precisamos reavaliar nossa maneira de guardar o sábado?

MEDITAÇÃO DIÁRIA

4 de fevereiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/a-guarda-do-sabado/
https://youtu.be/kwBQ0HUx3tA
•••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...