segunda-feira, 6 de fevereiro de 2023

2 Crônicas 22 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – 2 Crônicas 22
Comentário: Pr. Heber Toth Armí

II CRÔNICAS 22 – Quando o futuro parece obscuro, mais do que nunca precisamos apegarmo-nos às Escrituras.

Agentes do mal atuam incessantemente na história do povo de Deus. Acazias usou seu governo para promover a impiedade; após aliar-se ao filho de Acabe, Jeú o matou. Atalia, filha de Acabe, eliminou a descendência de Davi, e rapidamente usurpou o trono...

“Quando Jorão tornou-se rei em Judá, assassinou a todos os seus irmãos e alguns príncipes de Israel, a fim de evitar que o destronassem (2 Cr 21:4), e os invasores árabes haviam executados os filhos mais velhos de Jeorão (22:1). Jeú havia exterminado alguns dos descendentes de Davi (22:8), e, depois, Atalia ordenou que a ‘descendência real’ fosse eliminada. Sem dúvida, Satanás fez tudo o que pôde para impedir que o Messias prometido nascesse na família de Davi em Belém”, analisa Warren Wiersbe.

Contudo, Deus opera sobrenaturalmente através de humanos improváveis. “No relato da história da salvação, muitas vezes o futuro do plano de Deus encontra-se ligado a um bebê ou a uma criança. Caim matou Abel, mas Deus enviou Sete como o próximo elo da cadeia. Abraão e Sara esperaram vinte e cinco anos pelo nascimento de seu filho Isaque, e o pequeno Moisés deveria ter sido afogado, mas viveu para ser o homem que libertaria os hebreus do Egito. Num dos momentos mais sombrios de Israel, o Senhor enviou Samuel a Ana e Elcana”. Em II Crônicas 22, “o futuro da promessa messiânica e da aliança davídica encontra-se ligado a um garotinho”, Joás (Idem).

Deus não Se deixa escarnecer. “Quando a perversa rainha Atalia mandou matar os herdeiros do trono de Davi, o remanescente fiel em Judá deve ter se perguntado onde Deus estava e o que estava fazendo. Por que o Senhor faria uma promessa pactual a Davi e não a cumpriria? Como pode permitir que a rainha-mãe levasse a cabo tamanha maldade e colocasse em risco a linhagem messiânica? Porém, Deus ainda estava assentado em seu trono e tinha servos preparados para entrar em ação. Neste mundo que parece controlado pela dissimulação e pelas ambições egoístas, ainda há pessoas, como Joaiada e Jeoseba, que crêem na Palavra de Deus e que fazem Sua vontade com toda coragem” (Idem).

Ergamos nossos olhos, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
•••••

Nenhum comentário:

O poder das palavras

  Devocional Diário O poder das palavras Que alegria é ter a resposta adequada! Como é boa a palavra dita na hora certa! Provérbios 15:23 Jó...