sábado, 28 de janeiro de 2023

ESTUDANDO NA UNIVERSIDADE

ESTUDANDO NA UNIVERSIDADE

Daniel resolveu não se contaminar com as finas iguarias do rei, nem com o vinho que ele bebia; por isso, pediu ao chefe dos eunucos que lhe permitisse não se contaminar. Daniel 1:8

Daniel havia sido aprovado no processo seletivo da “Universidade da Babilônia”. Os requisitos para aprovação eram diferentes dos exigidos na atualidade. A primeira condição era que os jovens viessem de uma família real ou pelo menos da nobreza. Era necessário, também, que tivessem um corpo privilegiado, ou seja, sem nenhum defeito e de boa aparência. Também precisavam demonstrar domínio de ciência e conhecimentos gerais, além de aptidão para o serviço que os aguardava (Dn 1:3, 4).

Como calouro na “Universidade da Babilônia”, tendo seus estudos custeados pelo rei e devendo fazer suas refeições no refeitório do palácio, Daniel percebeu que a alimentação servida não era saudável, conforme aprendera de seus pais e das Escrituras. Então resolveu, firmemente, não se contaminar com ela. Na verdade, fez mais do que isso. Foi proativo e se empenhou para que pudesse manter seus princípios. Conversou com seu líder, e este, embora receoso, o encaminhou ao chefe da cozinha. No diálogo, Daniel propôs que se fizesse um teste durante dez dias, em que ele e seus amigos se alimentariam com alimentos simples, como estavam acostumados. Assim aconteceu, e, com a bênção de Deus, tudo deu certo. Daniel passou ileso pela universidade. Quando se formou e seguiu a carreira diplomática, manteve sua lealdade a Deus.

Infelizmente, hoje, alguns têm outra experiência. Depois de ingressar na universidade, deixam-se levar pelo ateísmo, evolucionismo e influências mundanas. Passam a desconsiderar a Bíblia e a se distanciar de Deus. É como Lutero já havia dito: “Tenho muito receio de que as universidades se revelem grandes portas do inferno […]. Não aconselho ninguém a pôr seu filho onde as Escrituras não reinem supremas” (O Grande Conflito, p. 118 [140, 141]).

Com Daniel, aprendemos que é importante decidir pelo que é certo e agir de modo correspondente, perseverar e confiar na ajuda divina. Hoje você é chamado a ser fiel. Diante da prova, qual será sua decisão?

MEDITAÇÃO DIÁRIA

https://mais.cpb.com.br/meditacao/estudando-na-universidade/
https://youtu.be/ND5t1TtmDRk
•••

Nenhum comentário:

Zumbis

  Devocional Diário Zumbis A morte e a vida estão no poder da língua; quem bem a utiliza come do seu fruto. Provérbios 18:21 Zumbis. É incrí...