quarta-feira, 2 de novembro de 2022

1 Reis 2 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica - 1 Reis 2
Comentário
Pr Heber Toth Armí

I REIS 2 – Inclusive no governo entre o povo de Deus nem tudo é pacífico. Conflitos, armadilhas e mortes marcaram a entronização de Salomão após Davi, seu pai, falecer.

Adonias arquitetou um plano maquiavélico, usando Bate-Seba, mãe de Salomão, lutando de forma camuflada por seu ideal frustrado no capítulo anterior. Ele queria para si a Abisague, concubina de Davi; seu pedido foi traiçoeiro porque era prática corrente que um novo rei tomasse o harém de seu antecessor (II Samuel 16:21-22). Assim que tomou ciência da situação, “o rei Salomão deu ordem a Benaia, filho de Joiada, que ferisse e matasse Adonias” (I Reis 2:13-21). Antes de morrer, Davi alertou Salomão das dificuldades de reinar (I Reis 2:1-12).

Davi orientou Salomão quanto ao que fazer com Joabe e Simei, o que foi devidamente acatado pelo novo rei: Os dois foram assassinados (I Reis 2:28-46). Com relação ao sacerdote Abiatar que servira seu pai, Salomão apenas o expulsou do cargo, “cumprindo a palavra que o Senhor tinha dito em Siló a respeito da família de Eli” (I Reis 2:26-27).

“Portanto, a fim de consolidar seu reino, Salomão removeu de forma ostensiva todos os que não lhe eram fieis. A partir desse ponto, seu reinado foi pacífico”. William MacDonald ainda observa que isso aponta a um momento escatológico: “Quando voltar para estabelecer Seu reino, o primeiro ato de Cristo será destruir Seus inimigos e remover do reino os elementos ofensivos” [Romanos 16:20]. Além disso, um princípio específico atual implica que “o cristão experimenta paz ao remover de sua vida tudo que se opõe ao governo de Cristo sobre o seu interior”.

Para executar a vontade de Deus se requer firmeza e hombridade, além de fidelidade ao Senhor e perseverança nas orientações de Sua Palavra. Caso a seguirmos à risca, Ele abençoará a caminhada rumo à prosperidade (I Reis 2:2-4). Estas instruções de Davi a Salomão refletem as orientações de Moisés a Josué (Deuteronômio 31:6-8, 23).

Deus mesmo quer conduzir nossa vida; porquanto, nos convida: “Não deixe de falar as palavras deste Livro da Lei e de meditar nelas de dia e de noite, para que você cumpra fielmente tudo o que nele está escrito. Só então os seus caminhos prosperarão e você será bem-sucedido” (Josué 1:8). Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#ebiblico #rpsp #palavraeficaz‌‌

Nenhum comentário:

Palavras caducas e palavras perenes

  Devocional Diária Palavras caducas e palavras perenes “Os lábios que falam a verdade permanecem para sempre, mas a língua mentirosa desapa...