sexta-feira, 20 de março de 2015

I Coríntios 6 Comentários de Michael W. Campbell

Reavivados por Sua Palavra

Leitura Bíblica  - I Coríntios 6
Comentários  de Michael W. Campbell

Neste capítulo o apóstolo Paulo repreende os membros de Corinto pelas lutas e brigas que resultavam em processos judiciais. Eles deveriam sentir vergonha de si mesmos por tal procedimento (v. 5). A situação era tão ruim que os crentes estavam acusando uns aos outros perante o tribunal, comparecendo perante incrédulos para resolver seus problemas como igreja (v. 6). Seria muito melhor que eles sofressem o erro do que fazerem essas coisas a seus irmãos! (v.  8). Tal comportamento os tornava tão maus como alguns que não estarão no reino de Deus (vs. 9-10). “Mas vocês foram lavados, foram santificados, foram justificados no nome do Senhor Jesus Cristo e no Espírito de nosso Deus” (v. 11).

Como missionário eu vivo e sirvo na Ásia como professor no seminário de teologia. Uma enorme parte da cultura nesta parte do mundo, relaciona-se com a honra. Quando eu pergunto como chegar a algum lugar, tenho o cuidado de construir as minhas perguntas de modo que a pessoa não tenha que me dizer “não”, porque aqui é falta de educação não dar uma boa resposta. Por exemplo: ao invés de perguntar: “sabe onde fica tal endereço?”, posso perguntar, “quem saberia me dizer como chegar a tal endereço?” Respeitar as diferenças culturais envolve evitar deixar os outros constrangidos, tanto quanto possível.

Esta questão da honra e respeito aos costumes, como se esperaria, também se estende à pregação e testemunho cristão, como bem estudamos em classes sobre desenvolvimento da teologia adventista e estilo de vida que ministro no Seminário nas Filipinas. Um princípio que os missionários procuram seguir é nos esforçarmos para não ofender os outros. Eu vim a perceber que em diferentes partes do mundo, as pessoas vêem as coisas de forma diferente. Quando eu era pastor nos Estados Unidos eu pregava com terno e gravata, mas agora eu tenho aprendido a pregar com os pés descalços, e mesmo que esteja faça muito calor nesta parte do mundo, aprendi que usar roupas com mangas longas é mais importantes do que usar uma gravata. Seguir tais costumes é um sinal de respeito.

No coração do capítulo, Paulo diz: “‘Tudo me é permitido’, mas nem tudo convém” (vs. 12). Ele afirma que a imoralidade sexual corrompe o corpo (v. 13) e é vergonhoso para a igreja. “Fujam da imoralidade sexual”, adverte Paulo (v. 18). Em resumo, ele aconselha: “Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? Vocês foram comprados por alto preço. Portanto, glorifiquem a Deus com o seu próprio corpo” (vs. 19, 20). Paulo está falando aqui primariamente sobre a necessidade da pureza sexual, mas o princípio de honrar a Deus com nosso corpo é também aplicável a outras áreas de nossa vida como o modo de falar ou a alimentação. Nossa vida foi comprada pelo alto preço do sangue de Cristo, portanto devemos viver de tal modo que resulte em honra para nós e para aqueles que nos cercam.

Michael W. Campbell
Texto original: http://revivedbyhisword.org/en/bible/1co/6/




Nenhum comentário:

As primeiras coisas

  Devocional Diário As primeiras coisas Aos filhos das concubinas que tinha, Abraão deu presentes. Gênesis 25:6 Dizem que Boston é a cidade ...