Mostrando postagens com marcador destruição. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador destruição. Mostrar todas as postagens

segunda-feira, 7 de setembro de 2020

Atalhos Para Devastação-Isaías 17

Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica - Isaías 17
Comentário Pr Heber Toth Armí 

Confiar em emprego, empresa, salário, bens materiais, política, e até na ciência não garante segurança nenhuma para o futuro. Pode até aparentar segurança, mas tudo isso é uma grande ilusão diante das terríveis consequências do pecado.

Damasco (Síria) e Efraim (Israel), pegaram atalhos para o desfiladeiro da destruição ao deixar de priorizar a Deus para priorizar qualquer outra coisa. O despencar de Efraim do sucesso ao fracasso ilustra a decadência de uma igreja, uma cidade, um país, um continente e do mundo todo.

Em 14 versículos o profeta utiliza várias figuras para indicar devastação causada pela negligência à proteção divina:

• O vigor e o esplendor daqueles que um dia brilharam apagaram pelo desligamento da fonte da vida e da luz;
• O corpo sadio daqueles que exibiram a sua força se enfermaram tornando-se um esqueleto raquítico;
• A terra ficará vazia como um campo em colheita feita à mão;
• O respigar de uma colheita de pequeno porte revela o estrago feito pelo pecado;
• A exuberante vegetação duma floresta torna-se deserto, ou pior, cidades vazias, destruídas e derribadas pelo poder destruidor da falsa religião seguida por grandes multidões;
• A devastação provocada como por um dilúvio, ou um tsunami, oriundo dos oceanos da perversidade, imoralidade e iniquidade;
• O destino dos que perseguem e anseiam arruinar aos remanescentes fieis de Deus é semelhante ao pó e à palha soprados fortemente pelos vendavais arrasadores.

Assim como Israel devia aprender com a ruína dos ímpios, nós também precisamos aprender. As mesmas lições de que o povo de outrora careciam, nós, o povo de Deus de agora, carecemos.

Além destes pontos nada atraentes, temos no capítulo em questão, nobres verdades teológicas importantes, relevantes:

1. Deus está no controle tanto do céu quanto da terra;
2. Deus abençoa Seu povo, mas também o repreende por seus pecados;
3. Deus é o Criador, dono de tudo;
4. Deus é a Rocha segura, a única esperança de salvação para o pecador;
5. Deus é incomparável em relação a qualquer coisa, inclusive a qualquer outro deus.

Grandes verdades se podem extrair dos textos inspirados, pena que muitos não gostam ou não sabem ler a Bíblia. Se menos pessoas deixassem de desprezar e passassem a apreciar o livro de Deus, um reavivamento mundial seria evidente! – Heber Toth Armí.

Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
 #ebiblico #rpsp #rbhw

terça-feira, 20 de maio de 2014

Quebrando a botija- Jeremias 19


Lições de Vida
Quebrando a botija
Pr. Heber Toth Armí

Vamos meditar: Até onde você pensa que vai a graça de Deus? É ela ilimitada e infinita? 

Leia Jeremias 19 e então reflita: Deus é santo, consequentemente Sua tolerância tem limites. Deus é justo e Sua misericórdia pode ser retirada – embora seja infinita e alcance a cada um independente da situação pecaminosa em que se encontra. Contudo, ao ser retirada, a justiça entra em cena. A misericórdia divina é reiterada até ser retirada para dar lugar à justiça! 

Observando a atitude de Deus em Jeremias 19 é possível perceber que Ele não retira Sua misericórdia totalmente ao lidar com os pecados de Seu povo – e diga se de passagem, pecados extremamente graves (queimar filhos a deuses pagãos e outras perversões). Deus poderia detonar drasticamente sem nenhum aviso prévio; antes, porém, anunciou Seus atos, além de explicar Seus motivos para tais atitudes (vs. 1-10). 

Além de avisar, Deus pediu que Jeremias chamasse a atenção dos anciãos (líderes) numa reunião a fim de representar o impacto da mensagem profética por meio de uma ilustração: Quebrar uma botija de oleiro. Então, o profeta interpretou: “Assim diz o Senhor dos Exércitos: Deste modo quebrarei eu este povo e esta cidade, como se quebra o vaso do oleiro que não pode mais refazer-se...” (v. 11).

Na hora certa, a misericórdia divina dá lugar à justiça divina! Nos capítulos anteriores ao forte, intrigante e impactante capítulo de Jeremias 19, Deus intentara de tudo, inclusive com pregações em atos simbólicos, afastar Seu povo da desgraça que o pecado conduzia; todavia, iludidos em suas paixões e convicções, não atentaram à voz amorosa de Deus. 

Que mais poderia ser feito a um povo que a cada ato de graça de Deus afundava mais e mais na desgraça do pecado? Que endurecia a cerviz, para não ouvir às Palavras de Deus? (vs. 12-15). 

Comentando sobre os incorrigíveis pecadores amados por Deus, Paul R. House diz que, cada ato de Deus em prol do bem deles “piorava a situação deles, pois no início são um objeto em péssimas condições, em seguida um povo de quem o remanescente deve se separar, então uma vaso nas mãos de Deus e finalmente um vaso despedaçado”. Neste capítulo Deus quer falar à tua alma intimamente. Reflita:

1. Desde quando você sente Deus chamar tua atenção?
2. Como você tem respondido aos apaixonantes apelos dEle?
3. O que você acha que pode acontecer ao rejeitar a Sua Palavra?

Deus está te chamando; querendo te salvar! Deixe teus pecados, atenda já ao Seu apelo!

Quando uma criança não ouve as orientações paternas, elas são castigadas por amor. Quando, mesmo após o castigo pela desobediência, a criança não responde positivamente, os pais passam a suplicar e apelar de várias formas para evitar o mal dela. Mas, se nada adianta, quando crescer, certamente sofrerá as terríveis consequências. É assim que Deus agiu com Judá (Jeremias 19). É exatamente como um terno Pai de amor que Deus age comigo e com você. 

E a mesma coisa que acontece a uma criança ingrata, rebelde e incorrigível quando cresce e comete crimes na sociedade, acontece comigo e com você quando agimos com rebeldia, indiferença e arrogância diante de Deus. Então, vamos resolver isso por meio da oração: 

“Misericordioso Deus, mais uma vez preciso de Tua preciosa graça a fim de livrar-me da desgraça que poderá vir a qualquer momento devido às minhas muitas faltas. Sei que tens apelado muitas vezes para mim, e agora eu me volto para Ti, aceito as Tuas Palavras e me entrego como vaso quebrado em Tuas mãos para que me restaures. Em nome de Jesus, eu entrego a Ti esta oração. Amém!”

Imagens do Google – editado por Palavra Eficaz
Curta e compartilhe:

 

sábado, 2 de junho de 2012

MD-Provérbios 16:10


Meditação Diária
USO CORRETO DO PODER

Nos lábios do rei se acham decisões autorizadas; no julgar não transgrida, pois, a sua boca. Prov. 16:10.

O provérbio de hoje tem a ver com o uso do poder. O poder, como a energia elétrica, serve para o bem ou para o mal. Sabiamente orientada, a energia elétrica pode salvar vidas. Mal usada, já matou muitas pessoas. O poder nas mãos de uma pessoa dependente de Deus pode fazer as pessoas mais felizes. Nas mãos de um insensato, pode ser instrumento de tirania e destruição.

“Nos lábios do rei se acham decisões autorizadas”, afirma o texto. É inquestionável. O rei tem poder, suas decisões são autorizadas. Tem poder também o gerente, o pai, o diretor, o chefe, o professor... Alguns mais, outros menos. A pergunta é: Como estou usando o poder que me foi confiado? Uso dois pesos e duas medidas? Sou justo, humano, sensível e compreensivo? Ou simplesmente o uso para demonstrar que “aqui quem manda sou eu”?

A segunda parte do verso declara: “No julgar não transgrida.” É interessante o verbo julgar. Significa determinar, dar a sentença. Quando duas crianças disputam o mesmo brinquedo, o pai define como fica a situação. Quando num jogo de futebol os dois times discutem se foi falta ou não, é o juiz quem determina.

A advertência de Salomão para quem exerce o poder é “no julgar não transgrida”. Literalmente, “não transgredir” significa “não trair a justiça”.

Seja um homem justo. Onde quer que você exerça o poder, use-o com sabedoria e estabeleça valores. São os valores que servem de fundamento para relacionamentos saudáveis. Viva esses valores. As pessoas estão atentas para ver se você segue os valores que defende.

Toda pessoa que exerce o poder é como o modelo de uma obra de arte. As pessoas não seguem os valores que você estabelece nem a visão de futuro que você escreve na pauta da empresa ou a um lado de sua mesa de trabalho. As pessoas seguem você. Portanto, ame-as, compreenda-as, e ajude-as a crescer. Esse é o uso correto do poder.

Um dia, quando chegarmos ao último capítulo de nossa história, queiramos ou não, teremos que prestar contas a Deus da maneira como usamos o poder. Nesse dia, quero dizer: “Senhor, fui apenas um instrumento nas Tuas mãos. Obrigado porque, através da minha insuficiência, o Teu poder foi suficiente para fazer as pessoas felizes.” Não se esqueça: “Nos lábios do rei se acham decisões autorizadas; no julgar não transgrida, pois, a sua boca.”/Escrito por Alejandro Bullón/

Experimente estar com Jesus através da oração e da leitura da Bíblia a cada amanhecer e veja a transformação que Ele pode operar em sua vida.

O DECRETO DA VITÓRIA

  ESTER 8 –Comentários O DECRETO DA VITÓRIA "Quando Deus age, o choro se transforma em alegria e a sentença de morte dá lugar à esperan...