sexta-feira, 5 de abril de 2024

Deus é justo

 Devocional Diário

Deus é justo

Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão inexplicáveis são os Seus juízos, e quão insondáveis são os Seus caminhos! Romanos 11:33

A primeira imagem de Deus que vem à mente de um cristão que lê o Antigo Testamento talvez seja a da ira. Essa interpretação, além de generalizada e generalista, não resiste a um estudo detalhado da Bíblia. Como o antigo teólogo Marcião, há aqueles que identificam no Antigo Testamento um Deus judeu e mau, e no Novo Testamento um que é cristão e bom.

Muitos dos problemas que alguns têm com Deus residem no fato de que emitem opiniões embora lhes faltem dados. Recebem informações tendenciosas e, a partir do seu ceticismo, pretendem propor rótulos para o divino. Os ímpios projetam o que há no próprio coração, não aquilo que é exposto pela Bíblia. Deus é violento? Não. Se lermos com atenção o Salmo 11, entenderemos que Ele é bem diferente: Ele é justo. O que alguns podem confundir com violência não é outra coisa senão o juízo divino. Eles veem a cena, mas não o filme.

Nesse hino, Davi nos conta que ele confiou em Deus e as coisas começaram a se encaixar. Primeiro, ele compreendeu como os ímpios agem (v. 2). Segundo, que Deus é um Juiz universal (v. 4) e “Seus olhos estão atentos, as Suas pálpebras sondam os filhos dos homens”. É evidente que Ele tem todos os dados e não há sumário judicial que Lhe resista. Sem dúvida, o homem reto receberá as consequências da sua natureza, e – atenção! – o ímpio também.

Você poderá dizer que estou sendo muito duro. Mas é assim: o mal é uma irregularidade de causa e também de efeito. Ninguém quer que chova calamidades sobre si (v. 6), mas essa é a consequência justa quando não procedemos corretamente. Inflamado, Davi chega a dizer que “por ser justo, o Senhor ama a justiça” (v. 7). Existem pessoas que são justas porque “assim diz a lei”, e existem pessoas que são justas porque, além disso, “assim manda o seu coração”. Nosso Deus gosta de ser justo porque, sem sombra de dúvida, Ele é o melhor dos melhores. É por isso que Davi nos recomenda sermos pessoas de bem e que, consequentemente, um dia, contemplemos o Senhor face a face (v. 7). Em suma, nem sempre entenderemos a Deus, mas é certo que há sabedoria em Seus juízos.

Vislumbres da eternidade
5 de abril
https://mais.cpb.com.br/meditacao/deus-e-justo-2/
•••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...