quinta-feira, 28 de março de 2024

Wodaabe

 Devocional Diário

Wodaabe

Não adulterarás. Êxodo 20:14, ARA

Não há dúvida de que o festival de beleza mais exótico produzido no mundo é o de Guérewol. O festival é celebrado no final da época das chuvas, em setembro, pelos membros da tribo wodaabe, no Sahel africano. Para a nossa cultura, o que chama mais a atenção é que são os homens que competem. Eles se enfeitam durante mais de seis horas a fim de se mostrarem irresistíveis. Para isso, pintam o rosto de amarelo, os lábios de preto (assim ressaltam ainda mais seus dentes branquíssimos) e marcam o nariz para que pareça muito maior. Como se não fosse suficiente, arregalam os olhos porque isso é tido como extremamente belo. Três das mulheres mais lindas das aldeias atuam como juradas e escolhem os que em breve serão seus maridos. A tribo wodaabe é poliândrica e, por isso, as mulheres têm vários maridos.

Podemos até aceitar o costume de Guérewol. Afinal, estamos acostumados aos documentários sobre viagens em que se vê de tudo. “Mas esse negócio de poliandria” – você pode pensar –, “isso aí já é demais! Vários esposos para apenas uma mulher! Aonde vamos chegar?” Não vamos chegar; já estamos lá. A grande armadilha de nossa época passa pela sexualidade extemporânea, a sexualidade sem amor, a sexualidade explícita, a sexualidade hedonista e egoísta. O costume dos wodaabe não é mais irregular do que praticar sexo sem amor, não é mais irregular do que ser infiel, não é mais irregular do que “casar-se e dar-se em casamento” sem a bênção divina.

A pureza fora e dentro do casamento parece uma virtude defasada e desnecessária. Não podemos esquecer que a pureza é o contexto da confiança, da sinceridade, da intimidade que não mostra apenas pele, mas coração. Nós buscamos a pureza do Éden porque vamos para um novo Éden.

O que nos resta do paraíso? O sábado e o casamento. Satanás tenta desvirtuar ambas as instituições, pois elas criam vínculos de intimidade com Deus e com nosso cônjuge. A sexualidade com amor, pureza, contexto e compromisso nos leva à realidade antes do pecado. Tudo mais não deixa de ser experiências sem futuro. Exóticas? Sim. Mas irregulares também. Por isso, ame de verdade. Ame seu cônjuge. Ame pura e exclusivamente, conforme a Palavra de Deus.

Vislumbres da eternidade
28 de março
https://mais.cpb.com.br/meditacao/wodaabe/
•••

Nenhum comentário:

Os três filtros

  Devocional Diário Os três filtros Digo a vocês que, no Dia do Juízo, as pessoas darão conta de toda palavra inútil que proferirem. Mateus ...