sexta-feira, 2 de fevereiro de 2024

Prova essencial

 Devocional Diário

Vislumbres da eternidade
2 de fevereiro
https://mais.cpb.com.br/meditacao/prova-essencial/

Prova essencial

Pela fé, Abraão, quando chamado, obedeceu, a fim de ir para um lugar que devia receber como herança; e partiu sem saber para onde ia. Hebreus 11:8

Pisandro de Rodes foi um autor grego que escreveu um poema que narrava as 12 provas de Héracles (também conhecido como Hércules), o herói mitológico que superou os mais fantásticos adversários, incluindo o leão de Nemeia, a hidra de Lerna e o javali de Erimanto. Os comentaristas judeus da época de Jesus, talvez influenciados por essas façanhas de Hércules, argumentavam que Abraão também havia superado dez provas. Existe, porém, uma grande diferença entre os dois relatos, pois Abraão não lutou contra seres mitológicos, mas contra os grandes problemas da vida, que são muito mais danosos que aquelas ficções.

Gênesis 12:1 nos apresenta a primeira dessas dez provas: abandonar. Abraão tinha se instalado no conforto de seu bem-estar econômico, tinha fincado raízes com sua família, tinha desenvolvido amizades e todo tipo de relações. De repente, Deus pediu que ele deixasse tudo para trás. Abraão obedeceu porque tinha fé e confiava em Deus.

A fé sempre se sustenta sobre três eixos. Primeiro, deve haver uma relação, e esta gera confiança. Segundo, deve haver conhecimento, pois conhecer é compreender e apreciar. Terceiro, para que seja uma fé viva, deve haver harmonia, coerência, ação. Abraão saiu sem saber aonde ia porque tinha experimentado a mão de Deus no passado, porque tinha se deleitado em Sua presença e porque tinha experiência com Deus, em vez de simples teorias.

Você sabia que a palavra “êxito” significava, originalmente, “saída”? (Daí exit, em inglês.) E que o êxito depende muito do que devemos e do que não devemos abandonar? As pessoas saem para as compras, saem de festas ou saem para ver o que está acontecendo, mas o que abandonam nessas saídas? Será que elas mantêm a fé? Abraão manteve apenas a fé; quanto ao mais, ele não teve dúvidas em deixar para trás, pois, embora não soubesse para onde ia, tinha certeza de que estaria bem.

Agora é um bom momento para pensar naquilo que interfere em sua fé e em seu relacionamento com Deus. Abandone agora mesmo o que precisa ser abandonado. Não deixe para amanhã o que você deve fazer hoje. Lute bravamente com Hércules e Abraão. Deus é sua força. Com Ele, você vai vencer. 

•••

Nenhum comentário:

No caminho

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 12 de julho https://mais.cpb.com.br/meditacao/no-caminho/ No caminho Ensine a criança no camin...