domingo, 25 de fevereiro de 2024

Areias movediças

 Areias movediças

Tirou-me de um poço de perdição, de um atoleiro de lama; colocou os meus pés sobre uma rocha e firmou os meus passos. Salmo 40:2

Estávamos fazendo uma caminhada e atravessamos um rio. À minha frente, ia meu professor de Biologia. Em dado momento, achei que outra área da margem fosse mais sólida e fui até lá. Foi só eu pisar na terra que comecei a afundar. Foi um momento de incerteza, até que me alcançaram e, a muito custo, saí dali. Nunca vou me esquecer da terrível sensação de instabilidade.

Davi faz referência a uma situação semelhante ao comparar sua vida sem Deus. O Senhor o havia tirado do lamaçal e o colocara em solo firme. É possível que, em diversas ocasiões, você tenha se sentido como Davi no Salmo 40, no meio de areias movediças e com medo de que a vida lhe estivesse puxando para baixo. Mas Deus é capaz de tirar você dessas situações. Ele lhe dá estabilidade e fortalece seu caminhar.

Em hebraico, um dos significados da palavra fé faz referência a essa estabilidade que a confiança em Deus traz. Aparece em Deuteronômio 32:4, quando diz: “Eis a Rocha! Suas obras são perfeitas, porque todos os Seus caminhos são juízo. Deus é fidelidade, e Nele não há injustiça; é justo e reto.” Não existe instabilidade em Deus, pois Ele é a Rocha, o Ser mais confiável do Universo. Etã, o ezraíta, é um dos salmistas que melhor descrevem essa fé. No Salmo 89, ele diz que nunca deixará de falar dela (v. 1), que se estabelece em cada recanto do Universo (v. 2), que os santos a celebram (v. 5), que rodeia a natureza de Deus (v. 8), que é essencial na relação com o Senhor (v. 24), que jamais lhe faltará (v. 33) e que é a mesma fé que o relacionou com Davi (v. 49). Em resumo, é uma fé que cria vínculos, que dá segurança e fortaleza.

O que é que lhe traz insegurança? Será o futuro em seu emprego? A situação econômica? Uma vida espiritual irregular? O sentimento de culpa? Se for isso, pare de se afundar. É hora de sair do lodo viscoso, das areias movediças da vida. É impossível fazer isso sozinho; você precisa Dele. Você precisa se agarrar, pela fé, à Rocha. A Bíblia diz que Deus tudo pode e que Ele ama você de maneira plena. Você só tem que pedir, e Ele vai lhe dar a estabilidade de Etã e de Davi, pessoas que se firmaram no Senhor.

Devocional Diário 

Vislumbres da eternidade 

25 de fevereiro

•••

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...