segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Jeremias 29 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Jeremias 29
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


JEREMIAS 29 – Neste capítulo encontramos “várias cartas: uma de Jeremias aos exilados (vs. 1-14); outra sobre os falsos profetas judeus na Babilônia, à qual Jeremias respondeu (vs. 15-23); outra ainda de Semaías para os sacerdotes do templo, falando sobre Jeremias e que o profeta leu (vs. 24-29); e mais uma de Jeremias aos exilados, falando sobre Semaías (vs. 30-32). Manter uma correspondência como essa não era difícil naqueles dias, pois havia missões diplomáticas frequentes entre Jerusalém e Babilônia (v. 3), e Jeremias tinha amigos nos altos calões do governo”, sintetiza Warren Wiersbe.

O uso de cartas para orientar o povo de Deus quanto aos falsos profetas, pregadores fraudulentos e mestres enganadores com mensagens falsas de esperança foi uma prática crucial na época de Jeremias, e continuou sendo relevante no Novo Testamento. Há muitos textos apologéticos escritos em forma de epístolas cristãs mostrando quão importante é defender a verdade frente à tantas investidas contra ela.

• As cartas permitiam que Jeremias se comunicasse diretamente com os exilados e outros membros do povo de Deus, oferendo orientação clara e direta sobre questões importantes, como identificar falsos profetas e discernir a verdadeira esperança.

• As cartas eram uma maneira eficaz de preservar a mensagem de Jeremias e disseminá-la entre o povo disperso. Mesmo quando não era possível estar presente pessoalmente, Jeremias podia enviar suas instruções e advertências por escrito. Isso era uma forma de desenvolvimento tecnológico da época, mostrando que hoje podemos utilizar meios de comunicação desenvolvido na atualidade, como redes sociais, e-mails, bloggers, etc.

• As cartas foram úteis para que o profeta lidasse com os desafios de sua época com os falsos pregadores, que enganavam ao povo com mensagens de esperança falsa e ilusória. Jeremias respondeu a esta crise espiritual de maneira precisa e oportuna – temos muito que aprender com esse profeta ágil e habilidoso daquele tempo.

• As cartas serviam para Deus cuidar de Seu povo através da escrita dos profetas. Jeremias garantia a fidelidade ao verdadeiro ensino divino através de suas missivas e protegia o povo da decepção e do erro espiritual. Desta forma, podemos afirmar que as Escrituras Sagradas são cartas de Deus para nós, visando proteger-nos e orientar-nos em meio a tantas vozes enganadoras de hoje.

Leiamos atentamente as cartas de nosso amoroso Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Beleza interior

  Devocional Diário Beleza interior Quão grande é a Sua bondade! E quão grande é a Sua formosura! Zacarias 9:17 A estética é muito important...