sexta-feira, 29 de dezembro de 2023

VOLTE

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

29 de dezembro

VOLTE!

“Israel, volte para o Senhor, seu Deus, porque você caiu por causa dos seus pecados. Oseias 14:1


Após a morte de Salomão, em 931 a.C., o primeiro rei das dez tribos de Israel, Jeroboão, enveredou pelo caminho da idolatria e arrastou consigo seu povo (1Rs 12:25-33). Essa prática continuou nos muitos anos seguintes. Deus não ficou apenas observando. Ele agiu para trazer Israel de volta e fez isso mediante o dom de profecia. O último desses profetas foi Oseias. Seu ministério durou cerca de 25 anos, de 750 a 725 a.C. Além de proclamar e escrever a mensagem de Deus para Seu povo, ele a experimentou. “Quando, pela primeira vez, o Senhor falou por meio de Oseias, o Senhor lhe disse: ‘Vá e case com uma prostituta, e tenha com ela filhos de uma prostituta. Porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor’” (Os 1:2).

Oseias obedeceu e se casou. Com o tempo, Gômer, a esposa, afastou-se dele e se prostituiu. Apesar de tudo, ele se empenhou para salvar o casamento. Isso foi uma ilustração viva do amor de Deus para com Seu povo. Embora Israel tivesse deixado o Senhor e ido após seus amantes – os ídolos e as nações pagãs – Deus ainda estava disposto a perdoar Seu povo e a manter a aliança com ele.

O que isso nos revela? Observe que a história de Oseias é também a nossa história. “Nós somos Gômer, e Deus é Oseias. Ele nos desposou quando éramos impuros. Sabia que muitas vezes seríamos infiéis. […] Ainda assim, Ele nos amava e nos adquiriu para Si por meio da expiação efetuada por Cristo. Se a história de Oseias não pode ser real (porque ‘Deus não podia pedir que um homem se casasse com uma mulher infiel’), então a história da salvação também não é real, porque é precisamente isso que Cristo tem feito por nós” (Lição da Escola Sabatina, 30 de março de 1988).

O tema do livro de Oseias é o amor de Deus para com Seu povo, e a palavrachave é “volte”. Quatorze vezes Deus diz ao povo que O abandonou: “Volte!” Ainda hoje, Deus está chamando quem se afastou Dele, dizendo: “Volte!”

Nenhum comentário:

Hotel Abraão

  Devocional Diário Hotel Abraão Abraão plantou uma tamargueira em Berseba e invocou ali o nome do Senhor, o Deus Eterno. Gênesis 21:33 Um c...