segunda-feira, 13 de novembro de 2023

UM LIVRO PARA TODAS AS SITUAÇÕES

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

13 de novembro

UM LIVRO PARA TODAS AS SITUAÇÕES

Cantem a Deus, cantem louvores a Ele; falem de todas as Suas maravilhas. Gloriem-se no Seu santo nome; alegre-se o coração dos que buscam o Senhor. Salmo 105:2, 3

Os Salmos foram compostos durante um longo período, desde Moisés (Sl 90) até a época do cativeiro babilônico (Sl 137). Originalmente, eram composições separadas. Alguns deles faziam parte de coleções menores. Uma delas era composta pelos Salmos 51 a 72, que pertenciam a Davi. Outra coleção parece ter sido a dos “cânticos de romagem”, que abrangem os Salmos 120 a 134. A coleção completa, formada pelos 150 salmos presentes na Bíblia, pode ter sido reunida por Esdras, Neemias ou algum escriba que viveu pouco depois deles.

Cerca de cem salmos contêm inscrições junto aos títulos. Nelas, há informações sobre o salmo em questão e aparece, com frequência, o nome de algum indivíduo – indicando quem foi o autor ou a quem aquele salmo, embora feito por outra pessoa, pertencia. Os nomes citados são: Davi, Salomão, Moisés e, os menos conhecidos, Asafe, Coré, Hemã, Jedutum, Etã – todos levitas, agraciados pelo Senhor com o dom da música. Eles atuavam nos cultos como líderes do louvor a Deus.

Os salmos falam de Deus, de Sua grandeza, Seu poder, Seu amor e Seu interesse em nós. Eles têm uma palavra apropriada para todas as pessoas em qualquer situação em que se encontrem. Podemos estar tristes, alegres, eufóricos, decepcionados, irados, gratos, arrependidos, doentes, à beira da morte ou esbanjando saúde, empobrecidos ou repletos de grandes realizações pessoais, desiludidos ou com o coração cheio de projetos – sempre haveremos de encontrar um salmo que ecoe nossos sentimentos e o pensamento da ocasião. Por isso, para muitos filhos de Deus, o Livro dos Salmos é o mais amado de toda a Bíblia. Ele fala, de modo especial, para quem se sente contrito e abatido de espírito, levando o conforto de Deus e renovando o ânimo e as esperanças. Como está escrito: “Clamam os justos, e o Senhor os escuta e os livra de todas as suas tribulações. Perto está o Senhor dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido” (Sl 34:17, 18). Deixe os salmos iluminarem seu dia. 

https://youtu.be/C706uX363Ew

Nenhum comentário:

Mais que marionetes

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 20 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/mais-que-marionetes/ Mais que marionetes Você fal...