segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Eclesiastes 10 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse 

Leitura Bíblica – Eclesiastes 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ECLESIASTES 10 – Neste capítulo, “Salomão reúne vários exemplos da sabedoria que ele pesquisou e divulgou” (John MacArthur). Os resultados... foram vários provérbios sapienciais. Merril Unger salientou que “só a revelação divina pode dar simetria e significado à vida. O homem ‘debaixo do sol’ dá aqui mais provas de sua falta de iluminação espiritual”.

Salomão fora um gigante da fé, mas experimentou terrível apostasia. Contudo, arrependeu-se e deixou-nos Eclesiastes como alerta. Baseando-se na experiência deste rei, Ellen White apelou: “Prezado leitor, imagine-se nas encostas do Monte Moriá e olhe para a frente, para o vale de Cedrom, onde jazem as ruínas de santuários pagãos; aprenda a lição do rei arrependido, e seja sábio. Faça de Deus sua confiança. Afaste o rosto resolutamente da tentação. O vício é uma condescendência de alto preço. Seus efeitos são terríveis sobre o organismo daqueles a quem ele não destrói rapidamente. Vertigens, perda de força, perda de memória e degeneração do cérebro, do coração e dos pulmões rapidamente se seguem à transgressão das regras de saúde e da moralidade”.

As pessoas sábias mantêm distância da estultícia: “As moscas mortas são para o perfume o mesmo que a estultícia é para a reputação do sábio”. Mas, “por que uma pessoa é sábia e a outra é insensata?”. Baseando-se em Eclesiastes 10, Warren Wiserbe mesmo responde que “tudo depende da disposição do coração (v. 2)”, para o lado ao qual inclinarmos o foco da nossa vida!

Sobre isso, William MacDonald alega: “O sábio reconhece a forma certa de fazer as coisas, ao passo que o estulto faz tudo errado e malfeito”. A mensagem de Eclesiastes 10 é que devemos tomar ciência da influência perniciosa da tolice e mantermo-nos bem distantes de tudo que tentar levar-nos à imprudência. Como disse John MacAlister, “o coração é a torre de controle de toda a nossa conduta”.

• A questão não tem a ver com grau de inteligência, mas para onde pende essa inteligência!

Enfim, “sempre que vemos que as coisas estão invertidas, de ponta-cabeça, sempre que uma sociedade celebra a imoralidade, perpetua a violência criminosa, pune a justiça, nega a autoridade de Deus e persegue o Seu povo, podemos ter certeza de que a tolice assumiu o controle” (Philip Ryken).

Diante disso, devemos reavivarmo-nos na sabedoria! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...