segunda-feira, 20 de novembro de 2023

SEM O VERDADEIRO DEUS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

20 de novembro

SEM O VERDADEIRO DEUS

Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais certo. Juízes 21:25

Quando os israelitas se estabeleceram em Canaã, um ciclo de acontecimentos se repetiu durante cerca de 300 anos. Primeiramente, eles se deixavam influenciar pelos pagãos que ficaram em seu território e nas nações vizinhas, afastavam-se dos caminhos de Deus, davam seus filhos em casamento aos idólatras e aceitavam os deuses deles, quebrando a aliança com o Senhor. Como resultado, perdiam a proteção divina e eram oprimidos pelos povos vizinhos (Jz 2:7-22). Depois, reconhecendo seus pecados, eles clamavam a Deus por livramento, e Ele lhes enviava um libertador para que obtivessem a vitória sobre seus adversários. Em seguida, passava-se um tempo de paz, e o ciclo recomeçava (2Cr 15:3-6; Ne 9:27-31).

Séculos depois, comentando esse período, o escritor das Crônicas escreveu: “Israel esteve por muito tempo sem o verdadeiro Deus, sem sacerdote que o ensinasse e sem lei. Mas quando, na sua angústia, eles voltaram ao Senhor, Deus de Israel, e O buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os moradores daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam” (2Cr 15:3-6).

Esse foi um período terrível na história de Israel, pois não havia um governo centralizado, o culto ao verdadeiro Deus não era valorizado e as leis não eram respeitadas. O último verso do livro de Juízes parece resumir muito bem toda essa época: “Naqueles dias, não havia rei em Israel; cada um fazia o que achava mais certo.”

Aprendemos, desses relatos, que, quando Deus é deixado de fora de nossa vida e de nossa sociedade, quando desprezamos Suas orientações, Seu culto e Suas leis, e cada um tem a liberdade de fazer o que desejar, o resultado é anarquia, confusão e caos social. Busque a presença de Deus em sua vida. Siga Suas orientações. Será bom para você. Será bom para todos.

https://youtu.be/NpxSToDxalc

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...