segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Cântico dos Cânticos 5 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 5
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 5 – Precisamos reavivar a chama do amor verdadeiro. Infelizmente, “pouco é o amor real, genuíno, devotado e puro. Este precioso artigo é muito raro. A paixão recebe o nome de amor”, atesta Ellen White.

Por mais que Deus tenha deixado um livro inteiro para tratar desse assunto e elevar o amor corrompido ao amor genuíno, muita gente ainda geme sob o peso do amor pervertido. O pecado é tão terrível que interfere inclusive em nossa interpretação desse magnífico livro! Porém, Cântico dos Cânticos está acessível a todos nós para despertar o amor verdadeiro em nosso casamento!

O amor verdadeiro não acontece naturalmente, pois somos carnais. “O amor verdadeiro é uma planta de origem celestial, e precisa ser cultivada e nutrida. Corações afetivos, palavras verdadeiras, amoráveis, farão famílias felizes e exercerão influência própria para elevar em todos quantos entram na esfera dessa influência”, argui White.

Para isso, precisamos extrair os preciosos princípios do capítulo em apreço:

1. Reconheça que há desafios no relacionamento matrimonial. Após o amado da Sulamina ter-se retirado por algum motivo não informado, ela pediu que lhe dissessem que estava “doente de amor” (versos 1-8). Assim, o texto faz referência aos desafios do amor íntimo entre o esposo e a esposa. É preciso reconhecer a importância da intimidade sexual e estar dispostos a cultivar a vida sexual saudável e satisfatória.

2. Aprenda a usar a criatividade para comunicar o amor divino. A amada de Salomão exalta seu homem, valoriza-o acima dos outros homens. Reconhece suas peculiaridades, percebe sua sensualidade (versos 9-16). É preciso aprender a encontrar maneiras criativas de expressar o quanto o cônjuge é especial.

Neste mundo que tende a todo instante abafar ou apagar as chamas do amor puro e verdadeiro, é necessário manter esforço contínuo para preservar acesa e manter vivo a chama do amor em nosso matrimônio. É importante construir e fortalecer uma confiança mútua, a qual é fundamental para um relacionamento durável e saudável.

Lembre-se sempre de que cada capítulo de Cântico dos Cânticos oferece insights valiosos para a construção de um casamento forte e significativo. Ao incorporar seus princípios em sua vida conjugal, você estará cultivando um ambiente de amor, compreensão e respeito mútuo. Este é o plano de Deus para teu lar! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...