terça-feira, 21 de novembro de 2023

Cântico dos Cânticos 6 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Cântico dos Cânticos 6
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


CÂNTICO DOS CÂNTICOS 6 – Cada ser humano é uma obra única de Deus, repleta de sentimentos, sonhos e experiências que moldam sua identidade. Cada um de nós possui a necessidade de se reconhecer como indivíduo valioso e digno de amor.

Este precioso livro “trata-se de um longo poema que não nega ao objeto de afeição qualquer demonstração de carinho. O sentimento pelo outro explode em palavras na boca daquele que o expressa e sintetiza de modo exponencial o ideal de Deus para o ser humano, que é o complemento trazido pela união com o sexo oposto. Mas o texto adverte contra o extremo do asceticismo (a negação de todo o prazer) e do hedonismo (a busca desenfreada pelo prazer). O ideal do casamento, proposto por Deus, é aqui exemplificado numa mistura de atenção, afeto, empenho e prazer”, explica Rodrigo Silva.

As palavras sagradas do capítulo em apreço devem levar-nos ao autoconhecimento, destacando a importância de compreendermos nossas próprias emoções e motivações em prol do cônjuge. Assim, esse livro pode ajudar-nos na restauração dos nossos traumas, reestruturar nossas emoções e equilibrar nossos sentimentos.

A narrativa do capítulo 6 inicia com a amada buscando seu amado nos jardins e pelas ruas da cidade. Quando ela o encontra, há uma descrição poética da beleza e do encontro do amado. O texto sagrado utiliza metáforas e imagens simbólicas para expressar e ressaltar a alegria e a intensidade do amor entre os dois personagens. A linguagem é carregada de simbolismos, dando ao leitor uma experiência sensorial e emotiva de explorar os sentimentos profundos dos amantes retratados no texto.

Há beleza na união entre duas pessoas, porém, o pecado gera conflitos onde deveria haver harmonia. É imprescindível que apliquemos nossa mente e coração nos princípios que tornarão nossos relacionamentos doentios em relações saudáveis, baseadas não em egoísmos e vaidades, mas na reciprocidade, compreensão e respeito mútuo!

Neste capítulo, maravilhosas aplicações podem ser extraídas; tais como:

• Nas vielas do coração, encontramos os jardins secretos da alma, onde floresce o amor verdadeiro quando devidamente cultivado.
• O amor vivo cria expectativas agradáveis que motivam nossas ações apaixonadas durante o dia.
• Na sintonia dos sentimentos, cada olhar é uma nota, cada toque uma melodia que ecoa no coração.

Diante desta explosão de sentimentos, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...