domingo, 19 de novembro de 2023

SELADOS POR DEUS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

19 de novembro

SELADOS POR DEUS

Olhei, e eis que o Cordeiro estava em pé sobre o monte Sião. Com Ele estavam cento e quarenta e quatro mil, que tinham escrito na testa o nome do Cordeiro e o nome de Seu Pai. Apocalipse 14:1

Ao longo dos tempos, Deus usou diversos selos ou sinais para distinguir Seu povo. Um dos primeiros selos foi a circuncisão. “Abraão creu em Deus” e “recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça da fé” (Rm 4:3, 11). O que agradou a Deus foi a fé manifestada por Abraão, que era uma resposta ao que o Senhor fizera por ele. O sinal físico era a circuncisão. Esse foi um selo transitório, válido para Abraão e sua descendência. Com a morte de Cristo na cruz, ele perdeu seu valor espiritual (Gl 5:6; 6:15; 1Co 7:19; At 15).

Outro sinal com o qual Deus marcou Seu povo foi o sangue do cordeiro nos umbrais das portas das casas dos israelitas, às vésperas do êxodo (Êx 12:12, 13). Ele funcionava como um selo de proteção. Os que estavam dentro das casas marcadas com o sangue manifestavam fé nas palavras de Deus e obediência a elas, agindo exatamente como Deus havia especificado. Esse selo teve a validade de apenas uma noite.

O sábado é apontado repetidamente como selo de Deus. Ele nos lembra que Deus é nosso Senhor, Criador e Santificador (Êx 31:13, 16, 17; Ez 20:20). Funciona como um selo permanente de propriedade. Distingue os que amam a Deus e guardam Seus mandamentos.

O Espírito Santo também marca os que são filhos de Deus. Aquele que conheceu o evangelho e creu nele foi selado com o Espírito Santo (Ef 1:13; 4:30; 2Co 1:21, 22). Esse é um selo de propriedade que assinala aqueles que pertencem a Deus (Rm 8:9). Para alguém ser selado com o Espírito, deve crer e obedecer, porque o Espírito só é dado àqueles que obedecem a Deus (At 5:32). Esse selo permanece com o povo de Deus até sua redenção final.

Finalmente, há o selo mencionado no Apocalipse que marca os que são propriedade exclusiva de Deus e a Ele se assemelham no caráter, a fim de protegê-los dos juízos que sobrevirão nos eventos finais. Mais uma vez, os que recebem o selo são pessoas de fé e obediência (Ap 14:1, 12). Esse selo permanece por toda a eternidade. Para sempre os remidos refletirão o caráter de Deus e Seu Filho. 

https://youtu.be/-1FhPZp0W_U

Nenhum comentário:

Espera ativa

  Devocional Diário  Vislumbres da eternidade  19 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/espera-ativa/ Espera ativa Não deixarei que fiqu...