sexta-feira, 10 de novembro de 2023

SABEDORIA

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

10 de novembro

SABEDORIA

Quem entre vocês é sábio e inteligente? Mostre as suas obras em mansidão de sabedoria, mediante a sua boa conduta. Tiago 3:13

No texto de hoje, o apóstolo Tiago nos lança um questionamento: “Quem entre vocês é sábio e inteligente?” É provável que a maioria das pessoas creia se enquadrar nessa categoria. Afinal, ninguém gosta de se passar por tolo. Contudo, o apóstolo contrasta dois tipos de sabedoria. Uma é chamada de “terrena, animal e demoníaca”. A outra é identificada como a “sabedoria que desce lá do alto” (Tg 3:15).

A primeira brota de um coração invejoso. Ela resulta em amargura, mentira, sentimento faccioso, confusão e toda espécie de coisas ruins. Em outras palavras, aquele que a possui olha para o lado e fica incomodado com o que vê no outro. Parece que o outro tem mais ou que é melhor. A aparência, as posses ou as conquistas e sucesso do outro o aborrecem e, mais do que isso, causam-lhe verdadeira amargura. Na sequência, o procedimento adotado mais comum é a tentativa de derrubar o outro. Para tanto, o invejoso recorre à mentira, causando desunião, confusão e muitos outros males em sua comunidade. Infelizmente, coisas assim acontecem em algumas igrejas.

O segundo tipo de sabedoria, aquela que vem de cima, é radicalmente diferente. Ela é “primeiramente, pura; depois, pacífica, gentil, amigável, cheia de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento” (v. 17). Ela também resulta em mansidão, procedimento adequado, boas obras (v. 13) e justiça (v. 18). Isso significa que aquele que a possui tem as melhores intenções e em toda a sua conduta promove relacionamentos saudáveis. Pessoas com essa sabedoria são uma grande bênção em sua igreja e na comunidade.

Quanto a nós, qual é a sabedoria que estamos valorizando? Qual estamos desenvolvendo? Qual estamos apoiando em nossa igreja e comunidade? Quanto mais nossa mente estiver em contato com a sabedoria de Deus na comunhão diária, por meio do estudo da Bíblia e da oração, menor será a chance de manifestarmos em nossa vida a sabedoria terrena, que conduz ao mal. Busque a sabedoria do alto, peça-a a Deus, exercite-a e colha seus bons frutos (Tg 1:5).

https://youtu.be/yGSYb5YapP8

Nenhum comentário:

O melhor argumento

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 14 de junho https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-melhor-argumento/ O melhor argumento Assim é a...