sábado, 11 de novembro de 2023

SALMO 23

 MEDITAÇÃO DIÁRIA

11 de novembro

SALMO 23

O Senhor é o meu pastor; nada me faltará. Salmo 23:1


Pastor é uma das profissões mais antigas do mundo. Na primeira família, um dos filhos, Abel, era pastor (Gn 4:2). Nos tempos bíblicos, devido às investidas de ladrões e predadores, como o leão, o urso e o lobo, o trabalho do pastor não era fácil. Dia e noite ele precisava cuidar do rebanho (Gn 31:38-42). Esse contínuo contato proporcionava um relacionamento bastante próximo com as ovelhas. Elas conheciam sua voz e o seguiam, e ele as conhecia individualmente. Isso ilustra o cuidado pessoal de Deus com cada um de nós, quão bem Ele nos conhece e como devemos seguir Sua Palavra.

Desde os primeiros relatos da Bíblia, encontramos histórias do convívio próximo entre as ovelhas e os seres humanos. São animais muito dóceis, que demonstram dependência total de quem cuida delas. Nós, humanos, como seres espirituais, dependemos totalmente de Deus. Não há vida espiritual à parte Dele.
Diversos servos de Deus, nos tempos do Antigo Testamento, foram pastores. Entre eles, destacam-se Abel, Jacó, Moisés e Davi, o autor do Salmo 23. Esse poema possui duas seções. A primeira retrata a vida pastoril (v. 1-4); a segunda reflete a vida no palácio, onde havia festas, abundância e alegria (v. 5, 6).

O Salmo 23 é o preferido dos cristãos e, provavelmente, o capítulo mais amado da Bíblia. Quando as criancinhas aprendem a balbuciar as primeiras palavras, os pais piedosos as estimulam a decorar o primeiro verso bíblico, frequentemente o Salmo 23:1. Quando os cristãos baixam à sepultura para aguardar a ressurreição, este é o salmo usado para levar o conforto e a bênção do Céu aos enlutados. Na língua original, o hebraico, o nome “Senhor” (Yahweh) é a primeira e a última palavra nesse salmo. Isso é bastante apropriado, porque o destaque da mensagem está naquilo que Ele faz.

Cerca de 3 mil anos depois que Davi escreveu esse poema, Jesus Se apresentou como Pastor. Ele disse: “Eu sou o bom Pastor. Conheço as Minhas ovelhas, e elas Me conhecem, […] e dou a Minha vida pelas ovelhas” (Jo 10:14, 15). Hoje, devemos ouvir a voz do Pastor e seguir Seus passos. Ele é tão bom e nos ama tanto que deu Sua vida por nós. 

https://youtu.be/Lrk0tVdq4_k

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...