sexta-feira, 10 de novembro de 2023

Eclesiastes 7 Comentário

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Eclesiastes 7
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


ECLESIASTES 7 – Cada capítulo da Bíblia é uma descoberta, cada versículo é uma surpresa, e seguir um estudo sistemático torna-se uma jornada espiritual inesquecível. De forma contundente, “para Eclesiastes, tudo o que não tem valor eterno não tem valor real. Tudo neste mundo é efêmero e, portanto, em última análise, inútil”, diz Duane Garrett.

Somos desprovidos de discernimento, carecemos do verdadeiro conhecimento, precisamos da pura sabedoria, e... em Eclesiastes 7, Salomão nos toma pela mão e nos leva a uma profunda reflexão. Aqui, “Eclesiastes compara... a sabedoria com a riqueza e considera a sabedoria melhor porque ela não desaparece nos tempos difíceis”. Indo na contramão de nossa própria concepção, “o sábio entende que tanto a prosperidade quanto a adversidade vêm da mão de Deus e aceita a ambas”, considera Garrett.

Dos seus extraordinários versículos de Eclesiastes 7, podem ser considerados os seguintes pontos:

• A sabedoria divina é importante e está disponível a quem buscar a Deus e depender de Suas instruções.
• A complexidade e a imprevisibilidade da vida tornando-a paradoxal (considerando que a tristeza possa ser mais benéfica que a alegria, e morte mais relevante que o nascimento) requerem compreensão além da superficialidade.
• A filosofia bíblica é uma base sólida, um fundamento verdadeiro, para moldar e sustentar nossos pensamentos, os quais, sem a revelação divina não passam de areia movediça.
• A partir do conhecimento fornecido pelo Criador será possível construir sabiamente questões éticas e existenciais, ainda consideraremos a relevância dessas questões na sociedade contemporânea.
• A vida neste Planeta precisa ser pautada sobre a paciência e da perspectiva a longo prazo, a fim de não sucumbir diante das adversidades tomados por ansiedade. Precisamos manter a fé mesmo quando as circunstâncias forem desfavoráveis.

Aquelas pessoas que não permitem serem confrontadas com a sabedoria divina, vivem na superficialidade de suas ideias e concepções. Muitas acham que são boas e melhores que as demais pessoas. Porém, Eclesiastes 7:20 diz: “Todavia, não há um só justo na terra, ninguém que pratique o bem e nunca peque”. É certo que “mesmo os filhos de Deus, às vezes, cometem graves erros, como fizeram Abraão e Davi, mas a graça de Cristo lhes dará a vitória... ver 1Rs 8:46; Pv 20:9; Rm 3:23; 1Jo 1:8” (CBASD).

Precisamos da revelação de Deus! Reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.
#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...