domingo, 5 de novembro de 2023

QUEM DEVE GOVERNAR O UNIVERSO?

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

5 de novembro

QUEM DEVE GOVERNAR O UNIVERSO?

Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre. Apocalipse 5:13

No Apocalipse há uma visão simbólica sobre a reação das criaturas de Deus diante da realidade de quem Ele é e do que Ele tem realizado. Ela descreve o que ocorre no Universo a partir da sala do trono celestial (Ap 4–5). Deus Pai está assentado no trono acompanhado por muitas criaturas celestiais e humanas. Em Sua mão há um livro selado que contém, em linguagem simbólica, toda a história das nações, da igreja e da providência divina. A descrição contém cinco cenas de adoração. Em cada uma delas é mostrado quem é adorado, quem são os adoradores e qual é o motivo da adoração.

Na primeira cena, Deus Pai é adorado por quatro criaturas celestiais, os seres viventes. O motivo da adoração são os atributos divinos, especialmente Sua santidade, Seu poder e eternidade. Em um segundo momento, Deus Pai é novamente adorado, então por criaturas humanas que já se encontram no Céu, os 24 anciãos. Eles O adoram porque Ele é o Criador.

Na terceira cena, o foco da adoração muda para Deus Filho. Ele é apresentado como o Cordeiro que foi morto para que voltássemos a pertencer a Deus. O destaque é dado à redenção, e os adoradores são os dois grupos anteriormente apresentados: os seres viventes e os anciãos. A cena seguinte parece acontecer de imediato. João a descreveu, dizendo: “Vi e ouvi uma voz de muitos anjos ao redor do trono […], cujo número era de milhões de milhões e milhares de milhares, proclamando com voz forte: ‘Digno é o Cordeiro que foi morto’” (Ap 5:11, 12). Portanto, o louvor é feito pelos anjos, e o motivo ainda é a redenção.

Logo surge a última cena: “Então ouvi que toda criatura que há no céu e sobre a terra, debaixo da terra e sobre o mar, e tudo o que neles há, estava dizendo: ‘Àquele que está sentado no trono e ao Cordeiro sejam o louvor, a honra, a glória e o domínio para todo o sempre’” (v. 13). Assim, nesse momento, ambos, Pai e Filho, são adorados por todas as criaturas, em todo o Universo, e o destaque é Seu domínio. Todos, sem exceção, reconhecem Seu legítimo direito de governar sobre o Universo. E você? Deseja um dia estar lá, louvando-O com todas as forças e com todo o seu coração?

https://youtu.be/O7yYQ1MiOno

Nenhum comentário:

O melhor argumento

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 14 de junho https://mais.cpb.com.br/meditacao/o-melhor-argumento/ O melhor argumento Assim é a...