sexta-feira, 13 de outubro de 2023

SEGREDOS DE DEUS

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

13 de outubro

SEGREDOS DE DEUS

Certamente o Senhor Deus não fará coisa alguma, sem primeiro revelar o Seu segredo aos Seus servos, os profetas. Amós 3:7


Segredo é aquilo que se diz ao ouvido de alguém. É uma confidência, algo conhecido apenas de um ou poucos. Há pessoas que, devido à sua experiência, capacidade e função na comunidade, são procuradas por indivíduos que lhes contam segredos. É o que acontece com psicólogos, psiquiatras, médicos, advogados, sacerdotes, padres e pastores. Por uma questão de ética profissional e, em alguns casos, até de juramento, eles guardam esses segredos.

Embora os segredos frequentemente sejam sobre coisas ruins, podem também ser a respeito de coisas boas. Especialmente os cristãos, que foram ensinados a fazer o bem com uma das mãos sem que a outra saiba (Mt 6:1-6, 16-18), deveriam ter muitos segredos bons para guardar para si mesmos.

Lemos na Bíblia que Deus também tem segredos. Ele nos revela alguns. No texto de hoje, é dito que isso é feito por meio dos profetas. Um profeta é alguém escolhido por Deus para atuar como Seu porta-voz. Ele recebe uma revelação divina e é incumbido de passá-la adiante. Assim, por intermédio dos profetas, através dos tempos, a igreja ficou conhecendo os segredos de Deus. Muitos desses segredos tratavam de eventos futuros e ficaram registrados nas Sagradas Escrituras.

Há ocasiões em que esses segredos se referem às coisas boas que Ele pretende fazer em favor daqueles que O amam e buscam realizar Sua vontade. Mas nem sempre é assim. No texto de hoje, o segredo não é positivo. Israel, formado pelas dez tribos do norte, havia caído na idolatria, e Deus lhe enviara um profeta para revelar um segredo, identificado como “contra vocês” (Am 3:1). Deus apresenta a razão: “‘Porque o povo de Samaria não sabe fazer o que é reto’, diz o Senhor, ‘e entesoura nos seus palácios a violência e a devastação.’ Portanto, assim diz o Senhor Deus: ‘Um inimigo cercará a sua terra, destruirá o seu poder, e os seus palácios serão saqueados’” (v. 10, 11).

Observe, contudo, que a repreensão é acompanhada por um convite: “Busquem o Senhor e vocês viverão” (Am 5:6). Quando Deus fala, seja revelando Seus segredos, seja reprendendo, aconselhando ou fazendo promessas, Ele está agindo para o bem de Seus filhos. Ouça Sua voz!

https://youtu.be/Y59-gQhvuns

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...