sábado, 14 de outubro de 2023

Provérbios 11 Comentário

 Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 11
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 11 – Os princípios bíblicos devem ser profundamente estudados e sistematicamente praticados. Provérbios principalmente!

Charles Swindoll expressa que “Deus não preservou estas palavras sábias apenas com a finalidade de gerar um estímulo intelectual, mas também as preservou com o objetivo de que fossem aplicadas na prática... O livro de Deus merece nossa séria concentração, à medida que procuramos aplicar a sua sabedoria às constantes e inescapáveis pressões com que convivemos. Ao mesmo tempo, no entanto, não devemos perder a beleza de sua poesia à medida que buscamos a praticidade de sua mensagem”. Porém, infelizmente, “há muitos que se alimentam levemente da Bíblia Sagrada mordiscando aqui e ali aleatoriamente com um interesse apenas passageiro pelas palavras de uma página. Poucos são aqueles que bebem de forma profunda e consistente dos rios de água viva”.

Ao considerar com oração e atenção Provérbios 11, seu conteúdo deve impressionar-nos, elevar-nos e moldar-nos. Observe:

• Os primeiros 15 versículos apresentam uma série de contrastes entre o justo/sábio e o ímpio/tolo. Cada provérbio destaca as bênçãos e recompensas reservadas àqueles que vivem conforme a sabedoria e a justiça divina, bem como as consequências para aqueles que seguem caminhos perversos e desonestos.

• O miolo, abrangendo os versículos 16-23, contém provérbios adicionais sobre temas como generosidade, humildade, calúnia, e confiança em Deus. Cada premissa oferece uma lição prática sobre como viver justa e virtuosamente.

• A parte final envolvendo os versículos 24-31 continuam a explorar temas relacionados à generosidade, prosperidade, retidão e confiança em Deus; abordando a relação entre a justiça e a recompensa divina.

Quem estuda e assimila a mensagem destes provérbios é transformado por seus princípios. O estudioso que pratica seus ensinos, preza pela honestidade e vive em integridade, valoriza a generosidade e exercita a benevolência, ensinam a importância da humildade e agem com sabedoria, buscam a justiça e andam em retidão.

O capítulo também adverte contra a fofoca e a calúnia (pecados comuns da língua); indicando que, quem espalha boatos, enfrentará consequências (Provérbios 11:9, 11, 13).

A sabedoria está em ganhar almas, não em prejudicá-las (Provérbios 11:30); nossas palavras devem ser úteis para conduzir pessoas à sabedoria, à retidão e à fé. Devemos exercer influência compartilhando a sabedoria divina objetivando levar mais e mais pessoas ao conhecimento de Deus!

Portanto, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Teoceno

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 24 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/teoceno/ Teoceno Nós, porém, segundo a promessa d...