sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Provérbios 10 Comentário:

  Lendo a Bíblia de Gênesis a Apocalipse

Leitura Bíblica – Provérbios 10
Comentário: Pr. Heber Toth Armí


PROVÉRBIOS 10 – O remanescente fiel que será salvo possui caráter moldado não pelos desejos carnais ou as influências da sociedade imoral, mas pelos princípios do Céu revelados na Palavra de Deus.

Pensando nisto, o livro de Provérbios “é uma biblioteca de instrução moral e espiritual para jovens com o intuito de garantir uma vida piedosa e feliz e a recompensa na vida futura”, diz Merrill Unger. “Os provérbios proveem a sabedoria, ensinando que ela é igualmente dependente da revelação da verdade divina ao obediente e fiel remanescente... São tratadas as circunstâncias de vida normal com a intenção de ajudar o povo de Deus a passar da imaturidade à maturidade”, atesta Paul House.

Após uma introdução de 9 capítulos apelando para desprezar a loucura, banir a insensatez, fugir da imoralidade e prezar pela sabedoria, buscar a verdade e desfrutar da verdadeira felicidade, a partir do capítulo 10 temos a sabedoria em pequenas capsulas que devem ser assimiladas e digeridas lentamente por cada um que almeja ser transformado em sua maneira de ver e de viver a vida!

A partir de Provérbios 10, fica bem mais claro que “o contraste na vida e na conduta se faz em matéria de trabalho, diligência, ambição, discurso, verdade, estabilidade, honestidade, integridade, fidelidade, orientação, afabilidade, bondade etc.” (Unger). A espiritualidade que não atinge as práticas do dia a dia é rasa, superficial, podendo ser considerada falsa.

A piedade bíblica não deve estar confinada a momentos de culto e adoração; nem limitada aos lugares sagrados, ou dias santos. O estilo de vida de quem serve a Deus deve ser nítido em contraste com a conduta dos descrentes.

Como a luz é perceptível onde há trevas, assim é o cristão em meio aos descrentes. A diferença é gritante; pois, o crente...

• ...escolhe suas palavras com cuidado; sua forma sábia de comunicar constrói relacionamentos e evita conflitos desnecessários (Provérbios 10:11-14, 18-19).
• ...cultiva sólida ética de trabalho; ele é diligente e persistente em suas atividades e o sucesso é evidente (Provérbios 10:3-7, 15-22).
• ...busca aplicar a sabedoria em todas as decisões, as quais beneficiam a si mesmo, e principalmente àqueles ao seu redor (Provérbios 10:8-9, 17, 23, 32).
• ...teme ao Senhor, e por isso é abençoado (Provérbios 10:24, 27-31).

Aprendamos a sabedoria... e, reavivemo-nos! – Heber Toth Armí.

#rpsp #ebiblico #palavraeficaz
••••

Nenhum comentário:

Jovens a serviço

  Devocional Diário Vislumbres da eternidade 18 de maio https://mais.cpb.com.br/meditacao/jovens-a-servico/ Jovens a serviço Expondo estas ...