terça-feira, 24 de outubro de 2023

PERMANECER

 MEDITAÇÃO DIÁRIA 

PERMANECER

Eu sou a videira, vocês são os ramos. Quem permanece em Mim, e Eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem Mim vocês não podem fazer nada. João 15:5

O discurso sobre a videira verdadeira é encontrado apenas no evangelho de João (15:1-17). Foi proferido algumas horas antes de Jesus ser preso e crucificado. Quando lemos algum texto da Bíblia e encontramos uma palavra que se repete, essa é a ênfase da mensagem. Nesse discurso, encontramos 9 vezes a palavra “fruto” e 11 vezes a ideia de “permanecer”. Portanto, a mensagem principal é que devemos permanecer em Cristo e produzir fruto.

Nessa ilustração, o agricultor é Deus Pai, a videira é Cristo, os ramos são aqueles que Nele creem, e o fruto representa as virtudes cristãs em nós como resultado da união com Cristo. A narrativa apresenta dois tipos de ramos: os que dão fruto e os que não dão. Judas era um ramo que precisava ser cortado. Durante três anos havia estado acompanhando Jesus, mas não tinha produzido o fruto esperado. Dentro de instantes, ele trairia Jesus e seria separado Dele para sempre. Porém, os outros 11 permaneceriam com Cristo e seriam podados para que dessem ainda mais fruto.

Na realidade, o que significa permanecer em Cristo? Primeiramente, permanecemos em Cristo quando Suas palavras permanecem em nós (v. 7). Quando meditamos na Palavra, a seiva da videira passa para nós e nos nutre. Desse modo, recebemos a sabedoria e o poder de Deus e somos habilitados a produzir o bom fruto. Permanecer em Cristo significa, também, permanecer em Seu amor (v. 9). O mesmo amor que nos atraiu, especialmente por sua manifestação na cruz, é capaz de nos motivar (2Co 5:14) a manter nossa união com Jesus, produzir o bom fruto e amar os filhos de Deus (Jo 15:12, 17).

Finalmente, permanecemos em Cristo quando guardamos Seus mandamentos (v. 10). Para permanecer é absolutamente necessário obedecer. A obediência aos mandamentos está vinculada tanto ao amor como à permanência, de modo que aquele que não obedece também não ama a Deus e não permanece unido a Seu Filho.

Você quer, hoje, permanecer em Cristo? Então, valorize Sua Palavra, estude-a, medite em Seus ensinos; ame a Jesus e seus irmãos e seja obediente aos mandamentos de Deus.

https://youtu.be/MfXIJiNmZfI

Nenhum comentário:

Amor maior

  Devocional Diário Amor maior [ Nada] poderá nos separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus, nosso Senhor. Romanos 8:39 Desculpa Se ...